Pesquisar

Calendário

Setembro 2017
D S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Em decorrência ao incêndio, ocorrido no Prédio da Reitoria da UFRJ, os serviços de consultas e empréstimos da Biblioteca do IPPUR/UFRJ estão suspensos.

 

Cadastro de usuários

O cadastro é disponibilizado a estudantes, professores, pesquisadores e técnico-administrativos da UFRJ. Quem não possui cadastro atualizado no Sistema de Circulação e Empréstimo On-line em nenhuma das bibliotecas da UFRJ deve apresentar os seguintes documentos para efetuar sua inscrição:

  • Alunos 
    Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas – CRID ou declaração de matrícula com carimbo da secretaria de ensino e nada consta emitido pela biblioteca do seu curso.
  • Funcionários e professores 
    Carteira funcional ou o último contracheque.
  • Pesquisadores e Bolsistas 
    Declaração comprobatória de vínculo com a instituição.

Obs.1: Na maior parte dos casos, a CRID não será cobrada, já que a Biblioteca dispõe de acesso direto às informações do SIGA. Contudo, diante da possibilidade de oscilação do sistema, aconselhamos nossos usuários a terem sempre consigo, uma CRID atualizada e carimbada pela Secretaria de ensino do seu curso.

Obs.2: Trancamento de matrícula, desistência ou término do curso implicam no cancelamento do cadastro.

 

Consulta local

É facultada à comunidade acadêmica e ao público em geral, através de consulta ao acervo, no horário de atendimento da Biblioteca.

Para retirada de material para consulta, é necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista).

Obras retiradas da biblioteca para consulta deverão ser entregues no mesmo dia. Caso isso não aconteça, haverá multa correspondente.

 

Reprodução de material do acervo

Todo material do acervo pode ser reproduzido em partes, levando-se em conta a Lei de Direitos Autorais. Lembramos que, assim como no caso da consulta, será necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista).

Observações:
  • Apenas alunos do IPPUR podem usar Carteiras de estudante para este fim;
  • Horário máximo de retirada de itens do acervo até 2 (duas) horas antes do término do atendimento da biblioteca;
  • Horário máximo de retorno de itens do acervo até 1 (uma) hora antes do término do atendimento da biblioteca.

 

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é reservado aos corpos docente, discente e técnico-administrativo da UFRJ. Para a utilização deste serviço, é necessária a inscrição regularizada na Biblioteca;

Os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação só terão acesso ao empréstimo de livros enquanto estiverem vinculados à Universidade;

Deve-se respeitar a data de devolução do material, evitando-se assim multa diária e suspensão do referido serviço;

Usuários com empréstimos em atraso e/ou multas pré-existentes não poderão ter seu prazo de devolução prorrogado antes da regularização da situação.

 

Não poderão ser emprestados:
  • Obras de Referência (ex.: atlas, dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro no número de chamada;
  • Livros raros;
  • Normas técnicas;
  • Mapas;
  • Material separado para as bibliografias básicas dos cursos ministrados no IPPUR (em caráter transitório, apenas enquanto durarem as disciplinas);
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC;
  • Primeiro exemplar de dissertações ou teses defendidas no IPPUR;
  • Periódicos;
  • Obras Especiais.



Outras modalidades de empréstimo

 

Carta de empréstimo entre bibliotecas

O empréstimo é facultado ao público em geral, uma vez que se apresente uma Carta de Empréstimo entre Bibliotecas proveniente da sua instituição de origem. A carta deve ter carimbo e assinatura de um bibliotecário.

 

Solicitações externas

Este serviço é prestado exclusivamente a usuários advindos de outras instituições da Cidade do Rio de Janeiro cadastradas na Biblioteca do IPPUR, e requer a apresentação de uma carta de suas respectivas bibliotecas institucionais com a relação dos documentos a serem retirados (Carta de Empréstimo entre Bibliotecas).

A responsabilidade pelo empréstimo será sempre da biblioteca solicitante, através do bibliotecário identificado na carta de solicitação. Instituições não cadastradas terão sua inscrição efetuada a partir da contra-apresentação da própria carta de empréstimos.

Toda carta deve ser apresentada em papel timbrado, constando as seguintes informações: nome da instituição, nome da biblioteca, endereço, telefone e e-mail da biblioteca, nome do bibliotecário responsável pela biblioteca e a relação dos documentos a serem emprestados. Além disso, a carta deve estar carimbada e assinada por um bibliotecário.

Poderão ser emprestados até 03 (três) documentos por um período de 15 (quinze) dias, renováveis por igual período, caso não haja reserva para o documento. Conforme já informado no item Empréstimos, não é permitido o empréstimo de periódicos e obras de referência sob hipótese alguma.

 

Solicitações internas

Só poderão solicitar empréstimos em outras bibliotecas externas à UFRJ através da Biblioteca do IPPUR os alunos, funcionários, docentes, pesquisadores e bolsistas do IPPUR devidamente inscritos na Biblioteca e que não possuam pendências em multa ou empréstimos em atraso. Lembramos que o empréstimo entre bibliotecas só é permitido para publicações não existentes no acervo da Biblioteca do IPPUR.

 

Reserva de publicações

Uma publicação que estiver emprestada poderá ser reservada a pedido. Quando todos os ítens do título solicitado estiverem emprestados, o Sistema Aleph encaminhará o usuário para a fila de espera. O solicitante será avisado por e-mail quando o item for devolvido, e terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas contadas a partir da data do aviso para a retirada do mesmo na Biblioteca. Ao término deste prazo, o Sistema Aleph transferirá a reserva para o próximo usuário.

A reserva de item disponível na Biblioteca terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas a partir do horário de sua solicitação, e expira automaticamente caso o usuário não compareça à Biblioteca no referido período.

O limite máximo para reserva é de 3 (três) títulos emprestados e 3 (três) títulos disponíveis, totalizando 6 (seis) itens.

 

Renovações

Não havendo pedido de reserva, o prazo de empréstimo poderá ser renovado por igual período, presencialmente ou por e-mail, desde que não exista nenhuma restrição no momento da renovação, tais como empréstimos em atraso ou multas pendentes.

 
Sobre a renovação à distância

A Renovação à distância pode ser feita por:

  • e-mail informando-se os seguintes dados: autor e título do item e nome completo do usuário;
  • ou online, mediante cadastramento de senha no Balcão de Empréstimos da Biblioteca.
 
Observação:
  • Em ambos os casos, a renovação deve ser solicitada no dia anterior a data de devolução;
  • É limitada a 3 (três) renovações consecutivas; a 4ª deverá ser feita presencialmente e com o livro.
  • Não será realizada se houver reserva de outro usuário para o item (publicação).

 

Penalidade

 

Multas

A multa será aplicada indistintamente a todos os inscritos na biblioteca com exceção dos professores do nosso instituto, das bibliotecas da UFRJ e das bibliotecas de outras instituições;

Obras retiradas para consulta deverão ser entregues no mesmo dia. Caso isso não aconteça, haverá multa correspondente;

O usuário que tiver multa pendente com a biblioteca do IPPUR ou em outras bibliotecas da UFRJ não terá direito a retirar material como empréstimo antes de quitá-la;

A multa será paga no setor de atendimento da biblioteca, sendo retirada do cadastro do usuário imediatamente após a sua quitação;

Ao usuário que não devolver ou renovar o documento na data limite, será cobrada multa de R$0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso, incluindo fins de semana.

A aplicação de multa nas Unidades de Informação da UFRJ foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CONSUNI/UFRJ, através da Resolução nº 01/2004. O valor é cobrado de acordo com tabela proveniente da resolução supracitada.

 

Reposição de livros

As obras retiradas do acervo da biblioteca, seja para consulta ou empréstimo, são de inteira responsabilidade do usuário.

Casos de perda, dano a obras emprestadas e afins deverão ser comunicados imediatamente, sendo obrigatória a sua reposição ou a indenização à biblioteca.

São considerados danos: rasuras; papéis colados; sublinhas a lápis ou caneta (seja de qualquer tipo, incluindo as coloridas que destacam textos); danificação de capas; estragos causados por água, gordura e demais substâncias, entre outros casos que comprometam a integridade da obra.

Durante o tempo em que tramitar a reposição, o usuário ficará suspenso para empréstimos de itens do acervo da biblioteca.

O usuário deverá repor ao acervo da biblioteca uma obra idêntica à que foi perdida ou danificada ou na sua impossibilidade por outra de interesse da biblioteca.

A biblioteca se reserva o direito de não aceitar obras desatualizadas. As reposições de materiais devem ser feitas em até 30 (trinta) dias.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ