Setembro 2017
D S

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
Professora Associada
Atuação: Rio de Janeiro, espaço, políticas urbanas, globalização, comunicação, redes, tecnologia, democracia, vida cotidiana.
Telefone: (21) 3938-1931
E-mail: tamaraeglerarrobagmail.com
Laboratório: Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/0153108968139259

Arquiteta, formada pela FAU/USP em 1972, mestre pela COPPE/UFRJ, em 1979, concluiu o doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo em 1987. Atualmente é pesquisadora nivel 1 do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq.

Coordenadora do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço. Seu campo de atuação esta associado ao estudo das relações entre Estado e sociedade na fomulação de políticas urbanas. O principal do objeto de pesquisa é refletir sobre as transformações dos processos espaciais resultantes das políticas urbanas de Estado e de organizações sociais, no contexto da globalização.

O foco do estudo está no papel das tecnologias de comunicação e informação na produção de uma linguagem digital que transforma a difusão do conhecimento, produz uma nova espacialidade de materailidade informática e tecnologia digital, e possibilita mudanças nas formas de interação social e na gestão democratica das cidades. Os temas tratam, das políticas urbanas, do processo de globalização, das tecnologias de informação e comunicação, da linguagem multimidia e das tranformações sociais e territoriais.

Os resultados podem ser lidos nas disciplinas oferecidas e na produção bibliográfica. É responsável pelas disciplinas Estado, Território e Planejamento; Estado Sociedade e Processos espaciais; Redes sociais e gestão democratica das cidades; Globalização, tecnologia e espaço. Ministradas no curso de especialização, mestrado e doutorado do IPPUR.

A produção bibliografica pode ser lida em uma coletânea de vídeos, um livro, 9 capítulos de livros e 72 artigos publicados em períodicos especializados e anais de eventos no Brasil e no exterior. Tem também uma produção multimídia sendo responsável pela autoria de quatro vídeos , sete sitios web e um experimento para política urbana eletrônica. Participou de 15 eventos no exterior e quarenta e oito no Brasil. Recebeu onze prêmios e homenagens.Foi durante sete anos Editora do Prêmio Möbius para a América Latina. Organizou sete eventos . Orientou 4 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado e co-orientou 1, além de ter orientado 28 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Planejamento Urbano e Regional. Foi coordenadora de pesquisa do IPPUR/UFRJ, 1992/1994 e coordenadora de ensino 1994/1996. É consultora da Capes, FINEP, CNPQ, Faperj e de revistas científicas.