Setembro 2017
D S

Doutorado em Développement Economique et Social pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne)
Professor Titular
Atuação: políticas migratórias, regionalismos, impactos sócio-ambientais de grandes projetos.
Telefone: (21) 3938-1915
Laboratório: Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza – ETTERN
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5427258537765956

Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Por três vezes foi eleito diretor do IPPUR/UFRJ. É consultor do CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ, FACEPE. Integra o International Committee on Dams, Rivers and People e representa o IPPUR/UFRJ no Dams and Development Project / United Nations Environment Programme. Integra os comitês editoriais das revistas: Planning Theory and Practice Journal, Travessia - A Revista do Migrante; Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Sociedade e Meio Ambiente. É consultor-leitor de várias revistas científicas. Integra o Comitê Organizador do II World Schools of Planning Congress, México 2006.

Lidera, com o Prof. Henri Acselrad, o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde coordena, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas do desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparado.

Coordena a equipe brasileira e integra a coordenação internacional do Program of Research and Cooperation on Social Movements in the South – Brazil, South Africa, India e Thailand. No âmbito do ETTERN, coordena a Assessoria Técnica e Educacional Barragens e Meio Ambiente, que desenvolve projetos de apoio a movimentos de populações atingidas por barragens e, eventualmente presta consultoria a agências governamentais e empresas públicas de energia elétrico.

Trabalhos, artigos e capítulos de livros publicados na área de planejamento regional e urbano, regionalismo, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos ambientais. Publicou, com Frederico G. B. de Araújo, “Grandes Projetos Hidrelétricos e Desenvolvimento Regional” e, mais recentemente, "A cidade do pensamento único - Desmanchando consensos", em co-autoria com Otília Arantes e Ermínia Maricato.