Setembro 2017
D S

Doutora em Economia Política pela Universidade de Paris VIII
Professora Associada III
Atuação: História urbana e territorial, história fundiária, memória do planejamento urbano e teoria da urbanização.
Telefone:
E-mail: faniaarrobaippur.ufrj.br
Laboratório: Grupo de Estudos do Território e de História Urbana – GESTHU
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/3720386635237171

Doutora em Economia Política pela Universidade de Paris VIII (França), Professora do IPPUR desde 1986 e Coordenadora do Grupo de Estudos do Território e de História Urbana (GESTHU).

Autora do livros:

Donos do Rio em nome do Rei:uma história fundiária da cidade do Rio de Janeiro (Jorge Zahar Editor) e Paisagem Estrangeira: memória de um bairro judeu no Rio de Janeiro (Casa da Palavra)

Organizadora dos livros:

Cidades latino-americanas. Um debate sobre a formação de núcleos urbanos, com Maurício de Abreu (Casa da Palavra) e De cidades e territórios (PoD Editora)

Pesquisadora 1B do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FACEPE, Fundação Araucária e do CEPG/PR-2/UFRJ. Coordenadora de Pesquisa, Publicação e Divulgação do IPPUR (gestão 2000-2002), membro do Conselho Editorial dos Cadernos IPPUR, Revista Urbana (CIEC/Unicamp) e da Revista Leituras Paisagísticas (EBA/UFRJ).

1ª Secretária da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE, gestão 2005-2007) e membro da comissão organizadora do Grupo de Reflexão História e Cultura Urbanas no Rio de Janeiro (Casa de Rui Barbosa). Recebeu o Prêmio Jon M. Tolman concedido pela Brazilian Studies Association (2004) e orientou 7 trabalhos premiados nas Jornadas de Iniciação Científica da UFRJ. Recebeu também o Prêmio Milton Santos , concedido pela ANPUR, pelo livro Paisagem Estrangeira: memória de um bairro judeu no Rio de Janeiro em 2009.