D S

Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo
Professor Adjunto
Atuação: Políticas migratórias nacionais e internacionais. Migrações e mobilidade espacial na urbanização e no desenvolvimento regional. História urbana e do povoamento do território brasileiro.
Telefone: (21) 3938-1921
E-mail: helionpovoanetoarrobagmail.com
Laboratório: Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios – NIEM
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/3596982026372244
Website: http://br.groups.yahoo.com/group/niem_rj/

Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Estudos Migratórios pelo Centro Studi Emigrazione di Roma. Professor adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

À frente, desde 2000, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, do qual foi fundador, interessa-se pelo fortalecimento do campo dos estudos sobre formas de mobilidade espacial da população, migrações no Brasil e no mundo e políticas que atuam na promoção e controle desta mobilidade. A perspectiva perseguida é a de promover um campo de debates transdisciplinar entre os estudos urbanos e regionais, a Geografia, a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia Social e a História.

No âmbito do IPPUR, integra desde 2006 o Comitê Editorial dos Cadernos IPPUR e ministra as disciplinas “Urbanização e Migrações no Brasil”, “História da Urbanização no Brasil”, “Migrações e Territorialidade” e “Globalização, Mobilidade Espacial e Políticas Migratórias”.

Publicou, na qualidade de organizador (com Ademir Pacelli Ferreira), o livro “Cruzando fronteiras disciplinares” um panorama dos estudos migratórios” (Revan, Faperj, 2005). Participa, desde 1998, do Conselho Editorial da Travessia: revista do migrante, publicada pelo Centro de Estudos Migratórios de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios”, no CNPq.

O grupo NIEM organiza seminários, encontros regulares do grupo para debate de novas tendências e enfoques clássicos nos estudos migratórios. Alguns dos eventos já promovidos foram o seminário “Acolhimento aos Refugiados no Contexto Atual das Migrações Internacionais: ação e perspectivas no caso brasileiro”, em 1998, o I e o II Seminários do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, em 2002 e 2005, oficinas nas edições 2002 e 2003 do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e a organização do I Fórum Social das Migrações, em 2005 na cidade de Porto Alegre.

O Núcleo mantém na internet uma lista internacional de notícias e debates sobre migrações. Seus arquivos são acessíveis através do endereço http://br.groups.yahoo.com/group/niem_rj/.