Setembro 2017
D S

Doutor em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ
Professor Adjunto III
Atuação: • Direito Urbanístico • Direitos Reais • Regularização Fundiária • Legislação para favelas (estatal e comunitária) • Aplicação dos instrumentos urbanísticos, especialmente do Estatuto da Cidade • Pluralismo Jurídico • Metodologia da Pesquisa
E-mail: alexmagalhaesarrobaippur.ufrj.br
Lattes/CNPq: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776231H6

Possui Graduação em Direito (Faculdade de Direito, 1990), Especialização em Sociologia Urbana (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1996) e Mestrado em Direito da Cidade (Faculdade de Direito, 1999), todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2010). Exerce a advocacia e consultoria juridica desde 1991. Iniciou o magistério no ensino superior em 1997, tendo passado por diversas instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, em cursos de gradaução e pós-graduação em Direito e em áreas afins ao Planejamento Urbano, nas quais dedicou-se especialmente a projetos de pesquisa e extensão universitária. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Linhas de Pesquisa

• Regulação jurídica de favelas
  • Elaboração e Revisão de Plano Diretores de Planos de Estruturação Urbana (PEUs)
  • Implementação dos instrumentos do Estatuto da Cidad

Projetos

• Estudos de caso sobre impactos da legislação urbanística direcionada às favelas do Rio de Janeiro e desenvolvimento de ações informativas dirigidas aos seus moradores.
  • Levantamento das modificações na legislação urbanística do Rio de Janeiro
  • Avaliação de projetos de regularização fundiária urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

• Vide relação completa na Plataforma Lattes