Pesquisar

Calendário

Setembro 2017
D S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

Responsáveis: Alberto de Oliveira
Atuação: Economia, Sociedade e Território Fluminense; Urbanização e Metropolização Brasileira; Finanças Públicas e Federalismo no Brasil; História da Formação Social Brasileira; Pensamento Social Brasileiro; Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Território no Bra
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O Laboratório Estado, Economia e Território (LESTE) reúne profissionais e interessados nas discussões atinentes às dinâmicas econômicas (principal, mas não exclusivamente) e às espaciais vis-à-vis as práxis governamentais nacionais e estrangeiras, presentes e passadas, à luz da temática/problemática do desenvolvimento. O espaço intelectual oferecido pelo LESTE se concretiza, em especial, no pleno engajamento nas atividades de pesquisa, bem como em outras ações, a saber: oferta de disciplinas; orientação de monografias, dissertações e teses; elaboração e publicação de artigos; participação em seminários nacionais e no exterior; e etc.

Dentre as pesquisas em curso, destacam-se os esforços para entender os obstáculos que impedem a plena incorporação de porções do território brasileiro ao recente ciclo de crescimento econômico, isto é, as chamadas “regiões perdedoras”. Superando fronteiras geográficas (regionais - nacionais) e setoriais, as pesquisas conduzidas no LESTE não se furtam em analisar o papel das economias regionais diante da atual divisão social do trabalho no Brasil, sem perder de vista as heranças do desenvolvimento retardatário, e do papel das políticas públicas em geral e, notadamente, das governamentais.



Linhas de Pesquisa

 

  • Configurações Espaciais e Políticas Governamentais
  • Economia, Sociedade e Território Fluminense
  • Infraestrutura e Instituições Capitalistas
  • Sociedade e Território Latino-Americano



Publicações

 

  • Boletim de Estudos da Conjuntura Fluminense: publicado regularmente há mais de 10 anos, o Boletim de Conjuntura foi criado para responder a questões-chave derivadas das transformações econômicas, societárias e territoriais do estado do Rio de Janeiro, pontificando analiticamente temas como os que seguem: dinâmica econômica, infraestrutura, mundo do trabalho e condições de vida.
  • O Rio Discriminado? (pelo Governo Federal): O professor Jorge Natal examinou uma questão difundida desde a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, a saber, a de que os “interesses do Rio” seriam sistematicamente discriminados pelo governo federal - a pesquisa tem como recorte especialmente o governo do senhor Anthony Garotinho.
  • Do desenvolvimentismo ao neoliberalismo: a saga brasileira no século XX. No livro o professor Jorge Natal “passeia" por temas como Regiões, Desenvolvimento, Federalismo e Planejamento, bem como sobre a própria natureza da Produção do Conhecimento no/do Campo do Planejamento Urbano e Regional Nacionais, com o propósito de sugerir balizamentos que possam contribuir para que a sociedade brasileira ultrapassasse e ultrapasse os impasses posicionados naquela e na presente quadra da sua vida societária.
  • Território e Mercado de Trabalho: discursos & teorias: O professor Alberto de Oliveira buscou incorporar o espaço como variável explicativa do comportamento do mercado de trabalho a fim de superar a polêmica recorrente de que o desemprego no Brasil estaria circunscritos às áreas de industrialização consolidada. Ao contrário, o autor está convicto que o mercado de trabalho reflete amplo conjunto de condicionantes econômicos, demográficos e políticos que não podem ser simplificados no embate interior x metrópole.
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ