Pesquisar

Calendário

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Responsáveis: Cláudia Ribeiro Pfeiffer
Atuação: Planejamento Urbano e Regional, Engenharia Urbana, Gestão Pública, Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Local
Telefone: (21) 3938-1742
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página Web: http://claudiapfeiffer.wordpress.com




Linhas de Pesquisa

 

  • Gestão e Desenvolvimento Municipal - Contribuir para o conhecimento, a análise e a avaliação das estratégias de gestão e das políticas públicas implementadas nos municípios brasileiros, no período Pós-Constituição de 1988.
  • Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas - Contribuir para a qualificação dos debates sobre responsabilidade social e desenvolvimento local no Brasil. Verificar as possibilidades de políticas públicas elaboradas a partir da colaboração entre governo, empresas, organizações sem fins lucrativos e comunitárias e pessoas de universos sócio-econômico-culturais-territoriais diversos - em recortes sócio-territoriais específicos, delimitados a partir de uma característica eletiva definidora de identidade -, resultarem, de fato, no desenvolvimento humano, comunitário e social e na formação de comunidades cívicas.
  • Gestão Participativa de Programas e Projetos - Contribuir para a identificação, a difusão e a produção de indicadores, métodos e técnicas para a gestão e o gerenciamento participativos de programas e projetos sociais e urbanos, a partir do levantamento e problematização de concepções de participação social, gestão e gerenciamento, presentes na literatura sobre os temas, bem como da identificação e análise das formas e resultados da participação social no planejamento e na gestão das cidades hoje.
  • Universidade e Cidade na Produção do Conhecimento - Contribuir para a identificação e a proposição de novas formas de produção e transmissão de conhecimento sobre as cidades e as sociedades. Formas que identifiquem, traduzam e incorporem diversos saberes e diversas linguagens sobre um objeto de conhecimento. Que reconheçam e assumam que os produtores do conhecimento são, simultaneamente, autores e atores, sujeitos que dão unidade e invariância a uma pluralidade de personagens, de caracteres, de potencialidades. Que resultem em teorias e metodologias que favoreçam o desenvolvimento humano, comunitário e social nas cidades.
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ