A Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ)  foi criada em março de 1986, contando inicialmente com recursos da Fundação José Bonifácio (FUJB) e da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. Em julho de 1988, o acervo, que se encontrava na Biblioteca Central do Centro de Tecnologia, foi transferido para a nova sede do Instituto, no Prédio da Reitoria.
 
Ao longo dos anos, o acervo da biblioteca foi enriquecido através de compras, permutas e doações. Dentre as doações de acervos de grande relevância, merecem destaque: parte da coleção da extinta Biblioteca do Banco Nacional de Habitação; parte da coleção particular dos professores Michael David Vetter e do Engenheiro José de Oliveira Reis e os acervos particulares dos Professores Eduardo Guimarães de Carvalho e Martim Oscar Smolka.
 
Missão: Promover o acesso e incentivar o uso da informação, gerando conhecimento e contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, na Área de Planejamento Urbano e Regional, a Biblioteca busca assegurar suporte ao caráter multidisciplinar de ensino e pesquisa nessa área, através de coleções em vários campos disciplinares: Economia Urbana e Regional, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Arquitetura e Urbanismo, História Urbana e Meio Ambiente.
 

Visão: Ser um modelo de excelência na gestão e disseminação da informação.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ