Doutor em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ
Professor Adjunto
Atuação: Financeirização e políticas territoriais; Financiamento de serviços públicos; Mercantilização de  recursos naturais; Desigualdade no acesso ao saneamento básico; Economia urbana e regional com inclusão social; Políticas de geração de emprego e renda.
Telefone:
Laboratório: Laboratório Estado, Economia e Território – LESTE
Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/8075270856419961

Economista e doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Foi pesquisador visitante no Institute of Urban and Regional Development (IURD) of University of California (Berkeley). Lecionou no Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e no Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Antes de ingressar na carreira docente, trabalhou durante dez anos no Departamento de Mercado de Trabalho da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), instituição subordinada a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. No setor privado, trabalhou na área financeira de empresas multinacionais.

Produção acadêmica recente

Linhas de Pesquisa

• Financeirização e políticas territoriais: visa compreender como as inovações financeiras vêm afetando as políticas de desenvolvimento urbano e regional.

• Financiamento de serviços públicos: o questionamento da atuação do Estado em decorrência da disseminação da ortodoxia econômica está alterando os tradicionais instrumentos de financiamento de infraestrutura. Como tais mudanças afetam o acesso das famílias de baixa renda aos serviços públicos essenciais?

• Mercantilização de recursos naturais: Dedica-se a estudar a relação entre a mercantilização dos recursos naturais e o mercado financeiro, no processo de reprodução do capital.

• Desigualdade no acesso ao saneamento básico: busca entender como a transferência da operação dos serviços de saneamento para o controle do capital privado reduz o acesso destes serviços as famílias de baixa renda. Inclui discussões como: definição de tarifas, financiamento de investimentos; políticas focalizadas, distribuição territorial de serviços, integração com demais políticas sociais e  governança.

• Economia urbana e regional com inclusão social: análise crítica das políticas convencionais de desenvolvimento urbano e regional; impactos dos processos de gentrificação; grandes projetos urbanos e megaeventos esportivos e culturais.

• Políticas de geração de emprego e renda:  estuda as transformações em curso no mercado de trabalho e sua relação com as políticas de desenvolvimento econômico; políticas locais e regionais de crescimento econômico e seus efeitos sobre o mercado de trabalho.Políticas de geração de emprego e renda:  estuda as transformações em curso no mercado de trabalho e sua relação com as políticas de desenvolvimento econômico; políticas locais e regionais de crescimento econômico e seus efeitos sobre o mercado de trabalho.