Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

Dispensa de Disciplinas Optativas


Os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional podem solicitar à Coordenação do Programa a dispensa de disciplinas optativas nos casos listados abaixo.
 

Disciplinas cursadas em outros cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu


Com o aval do orientador, os estudantes do PUR poderão ter reconhecidas disciplinas cumpridas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu, até o máximo de um terço da carga total exigida para as disciplinas optativas.
(Regulamento do PPG-PUR, Capítulo XI - Do Trabalho Acadêmico e da Estrutura Curricular, Art. 55).
 
Importante: Não serão consideradas as disciplinas cursadas fora do PPG-PUR anteriores ao ingresso do aluno no Programa.
 
Para alunos do Mestrado: Isenção de até 2 (duas) disciplinas optativas.
Para alunos do Doutorado: Isenção de até 1 (uma) disciplina optativa.
 
Como requerer: Para disciplinas avulsas (disciplinas cursadas como um aluno não regularmente matriculado no curso) cursadas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu o aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de comprovação de aprovação na(s) disciplina(s) conforme a seguir: declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde a(s),disciplina(s) foi cursada, contendo o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente. Para disciplinas regulares (disciplinas cursadas como um aluno regularmente matriculado no curso) cursadas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu o aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de cópia do Histórico Escolar onde conste a aprovação na(s) disciplina(s) cursada(s).
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao Colegiado.
 

Disciplinas optativas cursadas como ouvinte nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG-PUR


Os alunos que cursarem uma disciplina na condição de ouvinte, eventualmente aprovados em futuro concurso de seleção do curso de mestrado e/ou doutorado, podem solicitar a dispensa da disciplina cursada ao professor(a), que pode conceder ou não a dispensa. Em qualquer caso, o aluno deverá ser submetido aos processos de avaliação vigente na disciplina em questão.
(Resolução PPG-PUR 01/2012 - Sobre a Permissão de Alunos Ouvintes nas Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Art. 8).
 
Importante: Designamos a circunstância de cursar uma disciplina na condição de ouvinte à situação em que o aluno frequenta e participa das aulas, mas não realiza as avaliações, recebendo uma declaração de participação na disciplina sem, no entanto, receber um conceito pela participação.
 
Como requerer: O aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de comprovação de aprovação na(s) disciplina(s) conforme a seguir: declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde a(s),disciplina(s) foi cursada, contendo o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao docente responsável pela disciplina.
 

Disciplinas optativas cursadas com aprovação no curso de Mestrado do PPG-PUR


A carga horária cumprida em disciplinas optativas do PPG-PUR será integralmente reconhecida para efeito de cumprimento da carga horária exigida em nível de doutorado, desde que o(a) aluno(a) tenha sido aprovado com conceitos A ou B e cursado a disciplina há no máximo 5 (cinco) anos a contar do seu ingresso no curso de doutorado.
O aluno(a) de doutorado do PPGPUR/UFRJ que tiver cursado a disciplina optativa em nível de mestrado há mais de 5 anos poderá, a critério do Colegiado do Programa, ter reconhecida, integral ou parcialmente, a carga horária para efeito de cumprimento da carga horária exigida em nível de doutorado.

(Norma aprovada no Colegiado Deliberativo de ensino do PPG-PUR de Outubro/2018).
 
Como requerer: O aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de cópia do Histórico Escolar onde conste a aprovação na(s) disciplina(s) cursada(s).
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao Colegiado.
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ