Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

image

O Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e a Central de Movimentos Populares (CMP), com o apoio da Fundação Ford, convidam para o lançamento do relatório: Os Cortiços na Área Central do Rio de Janeiro: Invisibilidade, heterogeneidade e vulnerabilidade.

Produzido no âmbito do programa de extensão Morar, Trabalhar e Viver no Centro: projeto Prata Preta, o relatório consolida os resultados de três anos da pesquisa de mapeamento de cortiços, realizada na área central do Rio de Janeiro. Os dados identificam 155 cortiços envolvendo, no mínimo, 2.450 quartos onde habitam cerca de 2.638 pessoas. 

Diante da expressividade desta realidade, e das situações de invisibilidade jurídica, urbanística, econômica e social, o lançamento do relatório é um importante momento para discutirmos estratégias de atuação e propostas de intervenção, inserindo a temática na agenda pública. Com isso, esperamos contribuir para a elaboração de políticas públicas que reconheçam esta forma de moradia e que promovam condições dignas de morar no Centro, com base nos princípios do direito à cidade. 

Contaremos com exposição de vídeos, produzidos no âmbito da pesquisa. 

O lançamento será realizado no dia 04 de julho de 2019, às 18h30, no auditório do CREA-RJ (5 andar), localizado à Rua Buenos Aires, 40.

 

Sua presença é fundamental! 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ