Janeiro 2018
D S

cartaz especialização2018

Estão abertas as inscrições para participação processo de seleção para o Curso de Especialização em Política e Planejamento do IPPUR/UFRJ.

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

logo ippur
Está disponível o edital do Concurso para Professor da Carreira de Magistério Superior da UFRJ (edital nº 860/2017). O período de inscrições começa na próxima segunda-feira (08 de janeiro) e encerra-se no dia 06 de fevereiro de 2018.

O IPPUR fará 5 concursos públicos de provas e títulos para preencher 6 vagas:

• MS- 028 -Economia para o Planejamento Territorial e a Gestão Pública (1 vaga);
  • MS-029 - Economia Política da Produção Social do Espaço (1 vaga);
  • MS-030 - Geografia para o Planejamento Territorial e Gestão Pública (1 vaga);
  • MS-031 - Planejamento Urbano e Regional (02 vagas);
  • MS-032 - Políticas Públicas, Ações Governamentais e Território (1 vaga)

O link para o edital encontra-se em:

logo ippur

Estão abertas as inscrições para processo de seleção de professor visitante.

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para acessar o resultado final.

A Comissão Organizadora convida pesquisadores dos diversos campos disciplinares conexos à História da Cidade e do Urbanismo para participar do XV Semináriode Históriada Cidade e do Urbanismo que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018. O XVSHCU, assim como suas edições anteriores realizadas desde a década de 1990, é parte integrante da programação científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

anpur

MANIFESTO CONTRA OS ATOS DE ARBITRARIEDADE REALIZADOS CONTRA GESTORES E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

A diretoria da ANPUR vem por meio desta manifestar sua indignação e repúdio contra o ato de violência e arbitrariedade determinada pelas autoridades judiciais e praticada pela Polícia Federal ao conduzir coercitivamente gestores, ex-gestores e docentes da Universidade Federal de Minas Gerais em operação que apura supostos desvios na construção do Memorial da Anistia. Segundo o Código do Processo Penal Brasileiro, a condução coercitiva só pode ser aplicada se a pessoa intimada se recusar a comparecer, o que, de acordo com os relatos oficiais da UFMG, não foi o que ocorreu.
Dessa forma, assistimos perplexos à escalada da utilização de instrumentos de exceção com objetivos midiáticos pondo em risco o Estado Democrático de Direito, e que agora ataca a comunidade acadêmica, último bastião de resistência ao avanço das forças retrógradas e autoritárias que se verifica no momento no país.
Tal ato de arbitrariedade associado a outros ocorridos recentemente, como a brutal invasão de seminário científico na Universidade Federal do Pará por políticos vinculados a grandes interesses econômicos estrangeiros e a flagrante ingerência indevida na soberania nacional de relatório do Banco Mundial coadunam-se com as tentativas de assalto às instituições públicas nacionais e de desmantelamento do Sistema de Ensino Superior Público do Brasil.
Assim como na época da Ditadura, a comunidade acadêmica não se curvará às arbitrariedades e às forças obscurantistas nas suas tentativas de destruição em curso das instituições nacionais. A diretoria da ANPUR conclama os seus programas afiliados, associados e a comunidade acadêmica a se manifestarem contra tais atos , assim como a se solidarizarem com os gestores, docentes e discentes das Universidades Federais que estão sob ataque.

6 de dezembro de 2017.