LOGO semanaPUR brasil

A Semana PUR, que acontece de 7 a 11 de outubro, vai debater o desmonte das políticas públicas no Brasil a partir de uma programação que inspira a interdisciplinaridade, base fundamental do IPPUR, refletida em quatro mesas principais: i) Neoliberalismo e Políticas Públicas; ii) Os 50 anos do IPPUR e a consolidação do campo do Planejamento Urbano e Regional; iii) Neoliberalismo, Violência e Espaços de Segregação Racial; e o iv) O desmonte das políticas de planejamento no Brasil.

XXV SEMANA PUR em números

por Nathália Azevedo

Frente às recentes propostas de mudanças nas políticas federais de habitação, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento regional, bem como a alteração na produção de indicadores por parte do Governo Federal e a extinção ou alteração da composição dos conselhos federais de políticas públicas, a XXV Semana de Planejamento Urbano e Regional - 2019, propõe como tema norteador “A inflexão ultraliberal e o desmonte das políticas públicas no Brasil”.

A retomada do projeto neoliberal na América Latina e o desmonte de políticas públicas consolidadas nos últimos 20 anos buscam como resultado a redução dos gastos estatais e o avanço da privatização e da concessão de serviços públicos, embasados pela ideologia liberal que sustenta que o mercado pode ser o melhor regulador das relações sociais, levando a uma pretensa eficiência dos serviços. Esse projeto é considerado, de certo ponto de vista, uma inflexão em relação ao modelo de política urbana que vinha sendo implementado no Brasil e em outros países da América Latina por governos e esquerda ou centro-esquerda nos últimos anos.

Entre os dias 07 a 11 de Outubro de 2019 na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão receberemos pesquisadores, gestores públicos e representantes da Sociedade Civil.

A programação inspira a interdisciplinaridade, base fundamental do IPPUR, e reflete na temática das inflexões ao desmonte, em quatro mesas principais: Neoliberalismo e Políticas Públicas; Os 50 anos do IPPUR e a consolidação do campo do Planejamento Urbano e Regional; Neoliberalismo, Violência e Espaços de Segregação Racial; e o O desmonte das políticas de planejamento no Brasil.

A mesa dos 50 anos será uma homenagem aos professores aposentados que fazem e sempre farão a diferença na construção do campo do Planejamento Urbano e Regional no Brasil.

Dentre eles:

Luciana Lago (Professora do IPPUR/UFRJ - Professora do NIDES/UFRJ)

Carlos Vainer (Professor do IPPUR/UFRJ)

Rainer Randolph (Professor do IPPUR/UFRJ)

Tamara Egler (Professora do IPPUR/UFRJ)

Jorge Natal (Professor do IPPUR/UFRJ)

Maria Julieta (Professora do IPPUR/UFRJ)

Hermes Magalhães Tavares (Professor Colaborador Voluntário in memorian

Nesta edição tivemos 105 trabalhos aprovados para as seguintes modalidades de apresentação: oral, pôster, fotografia e vídeo. Mais de 70% dos trabalhos são oriundos da produção acadêmica e das pesquisas dos estudantes do Instituto desde à graduação ao doutorado.

Dentre os trabalhos recebidos 54,4% estão vinculados aos laboratórios do IPPUR. Na modalidade oral serão 14 sessões sessões temáticas, nas quais teremos 81 trabalhos que versam com a temática.

Um diferencial dessa edição serão as sessões livres, que consiste em um espaço de apresentação das pesquisas e dos projetos de extensão, desenvolvidos pelos laboratórios e representações do corpo social do IPPUR.  Serão 11 sessões livres desdobradas em rodas de diálogos e intervenções, das temáticas da cidade, movimentos sociais ao papel do gestor público. Tais sessões ajudarão na construção da identidade do corpo social do IPPUR para as futuras ações do Instituto.

Já recebemos 30 inscrições para voluntários nas áreas de comunicação, logística e acadêmico, que estarão abertas até o dia 25/09 pelo link: https://forms.gle/Fs3QQxefnbTEEqBbA

As inscrições de ouvintes já estão abertas pelo link: https://forms.gle/RkrswMqjnLzrbkCp9

Venha pensar e construir os novo rumos do Planejamento Urbano e Regional frente à  inflexão ultraliberal e o desmonte das políticas públicas no Brasil.

Programação e mais informações: http://www.ippur.ufrj.br/index.php/pt-br/semana-pur-2019