industria agenciabrasil

Como os investimentos públicos e privados realizados no período de 2003 a 2018 impactaram o território brasileiro, gerando uma nova reconfiguração de forças? O artigo "Mudanças produtivas e econômicas e reconfiguração territorial no Brasil no início do século XXI", do prof. Carlos Antônio Brandão, publicado na RBEUR/ANPUR, analisa essas transformações recentes.

O trabalho de Brandão parte de uma tipologia de investimentos realizados nos últimos 15 anos e seus rebatimentos espaciais. Segundo a análise, no período de crescimento 2004-2014, ocorreram inversões públicas e privadas que se orientaram pelo padrão inercial-litorâneo, por sua natureza pontual de enclaves, pela expansão da produção de commodities, pela infraestrutura e pelos gastos sociais.

"Esse padrão de crescimento começou a ser interrompido em 2015, com a probabilidade de importantes impactos territoriais", afirma Brandão.

Carlos Antônio Brandão é Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista CNPq.

Acesse o artigo completo no site da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR).