Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

50anos CCJE ed

O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) promove, no dia 16 de dezembro, evento em comemoração dos seus 50 anos, que contará com o lançamento da nova versão da Revista Versus. O evento também irá prestar homenagem ao atual corpo social do CCJE, composto de 366 docentes, 184 técnicos, 8.481 estudantes de graduação e cerca de 700 estudantes de pós-graduação. A comunidade acadêmica do IPPUR é uma das homenageadas.

 

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho, e o decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, professor Flávio Alves Martins, convidam para a sessão comemorativa do Conselho de Coordenação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas pelos 50 anos do CCJE a realizar-se no dia 16 de dezembro, segunda-feira, às 17 horas, no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ. Palácio Universitário (2º Andar) - Avenida Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro – RJ.

 

Mais informações no site:

versus.ccje.ufrj.br

 

Homenagem ao Corpo Social

Nas comemorações do cinquentenário do CCJE ressalta-se e homenageia-se o seu maior patrimônio, isto é, o seu corpo social. Sem as atividades diárias de gestão, ensino, pesquisa, extensão, cultura e ciência realizadas por nossos docentes, técnicos e estudantes de graduação ou de pós, o Centro e as Unidades seriam desertos, repetidores de saberes requentados transmitidos sem qualquer reflexão crítica e em nada contribuindo para a sociedade, a quem devemos prestar contas pública e periodicamente.

 

O corpo social do CCJE (Decania, Unidades e Órgãos Suplementares) é composto por 366 docentes efetivos, 184 técnicos, 8.481 estudantes de seus 8 (oito) Curso de Graduação e 699 estudantes de pós-graduação em seus atuais 7 (sete) Programas stricto sensu. Por isso, quando são comemorados os 50 anos de instituição do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, é fundamental reconhecer o trabalho responsável, plural e dinâmico daqueles e daquelas que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento e para a integração do centro e de suas Unidades e Órgãos.

 

A Revista Versus

A Decania do CCJE está relançando a revista Versus após 9 anos. Mas, seu perfil editorial, seus objetivos e o público alvo são diferentes. Nesta nova versão, a Versus tem por objetivo apresentar para o público universitário (notadamente os alunos da UFRJ) a produção, os interesses e as aspirações das unidades que compõem o CCJE. O desejo é destacar, na forma de divulgação científica e cultural, temas relevantes e de interesse geral.

 

Espera-se mostrar reflexões, debates e manifestações que estão no dia-a-dia das unidades, mas que não encontram um veículo de comunicação.

No Conselho Editorial foi deliberado que a revista vai conter duas partes: uma sobre temas de atualidade de interesse cultural e outra de interesse acadêmico. Para o primeiro número da revista, o Conselho Executivo do CCJE decidiu que o tema aglutinador são os 100 anos da UFRJ (a serem comemorados em setembro de 2020).

 

Na parte acadêmica serão solicitados artigos curtos (5 a 7 páginas) a professores do CCJE que ressaltem o espírito de cada unidade. Na parte cultural, trataremos de analisar a evolução do CCJE através de entrevistas (a ex-decana Maria Lucia Werneck já foi entrevistada). Outros temas são a ocupação do Palácio Universitário pelo movimento estudantil em 20 de junho de 1968, o primeiro show de Bossa Nova no Teatro de Arena (“A noite do amor, do sorriso e da flor”, em 20 de maio de 1960) e uma análise da Minerva como símbolo da UFRJ.

 

O lançamento do primeiro número da nova Versus será em abril de 2020.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ