Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Captura de Tela 2019 12 14 as 10.57.29

 

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, segundo dados da Organização Transgender Europe. Debater a realidade da população LGBTI+ é um dos temas do projeto de extensão "Desigualdade Regional e as Políticas Públicas (DRPP), da Universidade Federal do ABC. O projeto divulga o lançamento e-book "Políticas LGBTI+", que analisa as iniciativas de políticas públicas relativas ao tema da diversidade sexual e de gênero no Brasil.

 

Segundo Artur Zimerman, coordenador do Projeto DRPP, a série publica livros científicos que apontam para as desigualdades intra - e inter-regionais do Brasil, em seus contextos bem variados. Tudo isso serve como input para a criação ou revisão de políticas públicas regionais e nacionais a respeito de inúmeras questões e temáticas discutidas.

 

Blog do DRPP: www.desigualdaderegionalufabc.wordpress.com

Grupo do FB: desigualdaderegionalufabc

 

E-BOOK POLÍTICAS LGBTI+

O presente livro é o resultado de um encontro virtual do Projeto Desigualdade Regional e as Políticas Públicas, ocorrido no ano de 2018, e que tratou do tema POLÍTICAS LGBTI+I+, com a publicação em 2020.

 

As políticas públicas são uma área emergente nas discussões locais, regionais e nacionais. Cada vez mais um número maior de pessoas se interessa por essa temática, quer seja pelo aumento da representação da sociedade civil na articulação de políticas, quer seja pelas demandas de grupos específicos na sociedade.

 

Sentam-se à mesa virtual especialistas sobre o tema de políticas LGBTI+I+ de cada uma das regiões do Brasil, para que pudéssemos ter a diversidade e a representatividade de grande parte da realidade brasileira no que toca esta questão. Quase todos os participantes têm doutorado (e alguns são mestres) e são pesquisadores ativos em instituições com as quais mantêm vínculos.

 

O mundo está num momento em que mais do que nunca precisamos refletir sobre o tema aqui discutido para que, com isso, projetemos políticas mais específicas e mais humanas direcionada a este setor da população. A proposta deste livro e dos outros da série Desigualdade Regional e as Políticas Públicas clama pela necessidade de refletir o país para dar condições e oportunidades às diferentes camadas, reduzindo o abismo entre os que têm e os que não possuem absolutamente nada, e reduzir a discriminação, em âmbitos mais variados, de sexual, de gênero, etária e afins.

 

A Universidade Federal do ABC (UFABC) foi criada principalmente para colaborar com a inclusão social e educacional na região do Grande ABC, reduzindo, assim, as desigualdades e proporcionando aos jovens uma educação superior gratuita e de qualidade.

 

Não é à toa que fomos a universidade com a política de cotas mais agressiva do país, ou seja, metade das vagas destinadas a alunos menos privilegiados econômica e socialmente. Esta política está surtindo efeito e, desde 2012, temos aprovada em âmbito nacional a “lei de cotas”, em que todas as universidades federais do país devem se adequar a esta realidade com reserva da metade das vagas para alunos menos privilegiados.

 

Desde o final de 2017, foi aprovado no âmbito da UFABC reserva de 32 vagas para pessoas trans, como entrada ao ensino acadêmico. A única possibilidade de melhorarmos nossa sociedade é através da educação para todos, com excelência acadêmica.

 

Esta atividade realizada e transformada agora em livro e-book aborda exatamente questões maiores de temas selecionados para discutir e rediscutir nosso país, os rumos que estamos tomando e como satisfazer diferentes camadas da população.

 

A área de políticas públicas demanda um amplo conhecimento interdisciplinar para compreender a complexa máquina pública e os processos de planejamento, implementação e avaliação das políticas públicas, em áreas variadas e em distintos contextos políticos, econômicos e sociais, e do mesmo modo montamos a mesa virtual que foi responsável por produzir esta obra sobre políticas LGBTI+I+.

 

A elaboração e a compilação deste volume foram regadas por momentos de prazer indescritíveis, visualizando nosso futuro como nação, almejando pela melhoria das condições aos que aqui chegam, mostrando que o Brasil deve incorporar pessoas que vêm contribuir com o país, independentemente de sua origem, preferência sexual, classe social ou outra diferenciação.

 

Acesse, no link a seguir, o e-book "Políticas LGBTI+"

 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ