O ano de 2020 traz novidades para a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR. A partir do primeiro semestre teremos em nosso calendário os Seminários de Teses e Dissertações do IPPUR.

Os Seminários têm como objetivo promover um amplo diálogo e a troca de ideias e perspectivas, a partir das diversas pesquisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos do Instituto. A proposta busca ampliar os espaços de exposição dos trabalhos, muitas vezes restritos aos exames de qualificação e defesa. A ideia é focar no processo de realização do trabalho acadêmico, mais do que nos resultados, compartilhando temas, desafios, dúvidas, caminhos encontrados ao longo da pesquisa, como forma de tornar nosso fazer acadêmico mais coletivo e dialógico.

Para Soraya Simões, Coordenadora do PPG-PUR, a atividade tem um potencial de transformar nossa vivência acadêmica. “Em meio às incertezas que envolvem os tempos atuais - assédio moral à Universidade, desvalorização do saber, pressão por produtividade, etc. - somadas àquelas próprias do trabalho acadêmico e às dificuldades de vida na metrópole, muitas vezes essa fase acaba por ser de muito sofrimento e introspecção”, afirma a coordenadora. Na busca por romper com o caráter tenso e opressivo que muitas vezes permeia a vida acadêmica, “os encontros contribuirão para melhorar nossas próprias condições de trabalho e criar um ambiente cordial, em que seja possível perceber a diferença entre crítica e assédio”. Segundo ela, esse discernimento é essencial para que a universidade se mantenha como o lugar do pensamento crítico e livre, em oposição a qualquer outra forma do viver acadêmico. Além disso, será mais um espaço para estarmos juntos, docentes e discentes, falando e (se) expondo”.
As apresentações poderão ser baseadas nas pesquisas em diferentes estágios: projetos, capítulos em andamento, dissertações e teses em fase final, abordagens metodológicas, referenciais teóricos, etc. Cada encontro contará com quatro apresentações a serem mediadas e comentadas por dois Professores do IPPUR, de diferentes grupos e laboratórios, além do público presente, que poderá contribuir.

Os encontros ocorrerão mensalmente, sempre às segundas-feiras, das 8h às 12h e as inscrições poderão ser feitas a partir de março. Em breve, estarão disponíveis o calendário dos encontros e o formulário de inscrição.

Serão emitidos certificados de participação aos apresentadores, ouvintes e comentaristas. Convidamos toda a Comunidade IPPUR a participar e se engajar nos encontros!