Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

Por Luiz Coelho

Instituto Pereira Passos (IPP/RJ)

http://www.rio.rj.gov.br/web/ipp

 

 

 

O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem participado de força-tarefa, de modo a acompanhar e prover ferramentas que apoiem os gestores públicos na tomada de decisões relativas ao atendimento de pessoas diagnosticadas com COVID-19.

 

As ferramentas trabalhadas pelo IPP são baseadas na plataforma ArcGIS e se encontram hospedadas no Sistema de Informações Urbanas - SIURB, da prefeitura. Um dos painéis é de acesso público, sendo atualizado diariamente por técnicos da SMS vinculados ao SIURB. O acompanhamento de casos pode ser acessado através do Data.Rio ou direto no link: http://monitoramento.subpav.rio/COVID19/

 

Além dessa ferramenta de acesso público, o IPP tem trabalhado na elaboração de diversos cenários de predição e modelos de acompanhamento de áreas de maior vulnerabilidade, levando em considerações cenários como a densidade construtiva, partilha de domicílio por várias pessoas, vulnerabilidade de condições sanitárias, indisponibilidade de mais de um banheiro por domicílio, e ocorrência de maior concentração de população idosa e com certas comorbidades.

 

Tais análises têm sido usadas na definição de áreas com maior vulnerabilidade na cidade, com vistas à implementação de medidas de prevenção e resposta à progressão da doença. O IPP tem interesse em contato com pesquisadores e pesquisadoras com interesse em participar da análise e desenvolvimento de modelos similares neste momento de crise.

 

Contatos podem ser realizados através do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ