Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

3. Evento

 

Periferia tem história? As narrativas possíveis de Nova Iguaçu no século XX, com Lucia Helena Pereira da Silva (UFRRJ)

 

Data: 24/09/2020

Horário: 18h

Local: Canal Youtube da Agência IPPUR

 

O objetivo é apresentar os problemas enfrentados na construção de uma história urbana da/na periferia. Através da história da ocupação urbana de Nova Iguaçu no século XX, apontar as dificuldades e os inúmeros diálogos possíveis com as fontes, as questões locais e, principalmente, com a proximidade e a centralidade da cidade do Rio de Janeiro.

 

A Série História e Culturas Urbanas é uma parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organizadas pelo Setor de História da Casa e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), são palestras mensais que ocorrem desde 2003 na Sala de Cursos da FCRB. 

 

A cada semestre ou anualmente é definido um tema a ser debatido pelo convidado com o público presente. Com a pandemia de Covid-19 estas palestras passarão a ser transmitidas remotamente através do Canal da Agência IPPUR. 

 

Para 2020, a temática é “A cidade e seus ‘outros'”. Em sua segunda sessão receberá a Professora Lucia Helena Pereira da Silva.

 

Graduada  em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), com  Licenciatura em História pela mesma Universidade (1988). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós doutoramento em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora associada do curso de História, campus Nova Iguaçu, e docente permanente do PPGDT ( Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ