Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Produção de Conhecimento

 

                      A formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível somente é possível num centro dinâmico de produção de conhecimento, em que caminham juntas, de um lado, a investigação teórico-conceitual e metodológica, e, de outro lado, a pesquisa empírica sobre a realidade urbana e regional brasileira e sobre as experiências, nacionais e internacionais, de ação planejada sobre o território. 


De modo mais geral, a pesquisa que se desenvolve no IPPUR tem os seguintes objetivos:

1 - Contribuir para a construção de um saber crítico sobre a realidade urbana e regional brasileira, não subordinado aos pacotes do pensamento único.

2 - Contribuir para a construção de aparato teórico-conceitual que elucide a configuração espacial da sociedade contemporânea, em particular a sociedade brasileira.

3 - Elaborar metodologias e conhecimentos aplicáveis que contribuam para fazer do Planejamento Urbano e Regional um instrumento voltado para tornar nossas cidades e espaços regionais mais democráticos e justos.

4 - Docentes e estudantes vinculados aos laboratórios e grupos de pesquisa podem expor e colocar em discussão de suas investigações através de vários meios, a saber:

- Oficinas Mensais de Planejamento e na Semana de Planejamento Urbano e Regional (anual);

- Disciplinas optativas, que mantêm estreita vinculação com a atividade de pesquisa;

- Coleção Estudos e Debates.

- Difusão externa dos resultados da pesquisa, ela ocorre nos encontros e publicações científicas, nacionais e internacionais, assim como nos livros e outros meios divulgação.

 

 Link: Ética na Pesquisa - PR2

 

 

 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ