Biblioteca do IPPUR: história, missão e visão

História

A Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) foi criada em março de 1986, contando inicialmente com recursos da Fundação José Bonifácio (FUJB) e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Em julho de 1988, o acervo, que se encontrava na Biblioteca Central do Centro de Tecnologia, foi transferido para a nova sede do Instituto, no Prédio da Reitoria, onde permaneceu até outubro de 2016, quando houve um incêndio no Prédio da Reitoria.

Após este incêndio, a Biblioteca passou o final de 2016 e parte de 2017 providenciando, junto a outras unidades da UFRJ, um novo espaço para colocar seu acervo e oferecer seus serviços aos usuários da comunidade acadêmica e usuários externos.

No final de 2017 a Biblioteca passou atender aos usuários em seu novo espaço, cedido pela Faculdade de Letras, para onde foram levadas as principais obras do acervo e onde está até os dias atuais.

Quanto ao acervo, a biblioteca foi enriquecida através de compras, permutas e doações. Dentre as doações de acervos de grande relevância, merecem destaque: parte da coleção da extinta Biblioteca do Banco Nacional de Habitação; parte da coleção particular dos professores Michael David Vetter e do Engenheiro José de Oliveira Reis e os acervos particulares dos Professores Eduardo Guimarães de Carvalho e Martim Oscar Smolka.

Missão

Promover o acesso e incentivar o uso da informação, gerando conhecimento e contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, na Área de Planejamento Urbano e Regional, a Biblioteca busca assegurar suporte ao caráter multidisciplinar de ensino e pesquisa nessa área, através de coleções em vários campos disciplinares: Economia Urbana e Regional, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Arquitetura e Urbanismo, História Urbana e Meio Ambiente.

Ser um modelo de excelência na gestão e disseminação da informação.

Acervo

A biblioteca conta com mais de 23 mil títulos dentre livros, folhetos, periódicos, teses e dissertações, videos, cd-roms e séries especiais.

Assista o vídeo sobre a Biblioteca do IPPUR