IPPUR no XXI ENANPUR: encontros, debates e produções para pensar os territórios a partir do Sul Global

Boletim nº 87, 09 de junho de 2025

Tainá Farias S. Maciel

Mestranda do IPPUR

 

Entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sediou o XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR). O evento, que teve como tema “Ideias, Políticas e Práticas em Territorialidades do Sul Global”, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do campo do planejamento urbano e regional de todo o Brasil e de outros países.

Organizado pela ANPUR desde 1986, o ENANPUR é reconhecido como o principal fórum científico da área no Brasil e um dos mais relevantes da América Latina. A edição de 2025 marcou a primeira vez que o encontro foi realizado na capital paranaense. Com a proposta central ampliar os olhares sobre a produção científica a partir da integração Sul-Sul, buscando contribuir para a descolonização do pensamento no planejamento urbano e regional, o encontro apresentou uma programação diversa que incluiu conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e livres, oficinas, exposições e atividades de extensão que favoreceu a troca entre universidade e sociedade, especialmente com os territórios da Região Metropolitana de Curitiba.

Assim como nos anos anteriores, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (IPPUR) teve presença significativa em diversas frentes do evento. Docentes, discentes e egressos participaram de conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e livres, exposições e lançamentos de livros. Dentre as atividades que contaram com a participação ativa do IPPUR, destacam-se as mesas-redondas Norte, Sul, Centro e Periferia: colonialidade e a crítica às ideias, práticas e teoria hegemônicas, com a presença do professor emérito do IPPUR Carlos Vainer; Emergências climáticas e crise ambiental, com Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ); Ação social e práticas territoriais dos movimentos sociais do campo e da cidade, com Renato Emerson dos Santos (IPPUR/UFRJ) e  Desenvolvimento regional e os desafios territoriais em tempos de crise, com a professora Hipólita Siqueira de Oliveira (IPPUR/UFRJ).

Nas sessões especiais, o IPPUR também se destacou na apresentação do Plano Nacional de Habitação 2024–2040, com Adauto Lucio Cardoso;  Cidades democráticas, justas e sustentáveis, com Orlando Alves dos Santos Junior e Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro; Repertório crítico sobre a cidade modelo: Curitiba e outros mitos, com Carlos Vainer; A nova urbanização dependente no capitalismo rentista-neoextrativista, com Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Carlos Brandão e os 50 anos de Produção do Espaço, de Henri Lefebvre, com Orlando Alves dos Santos Junior.

Nos dias 20 e 21 de maio, o Espaço Coworking do Centro Politécnico recebeu a programação de lançamentos de livros. O IPPUR esteve representado com várias obras autorais e coletâneas organizadas por docentes, egressos e discentes, reafirmando sua contribuição à produção bibliográfica do campo. Entre os destaques estão os livros: “Novos espaços de Estado, infraestrutura e território fluminense”, organizado pela professora Deborah Werner; “Estrutura social familiar nas metrópoles brasileiras”, de Marcelo Ribeiro, que analisa arranjos familiares sob cinco dimensões usando dados da POF/IBGE. “The Games of Land Dispossession: Urban Governance and Sports Mega-Events”, de Erick Omena; “Inovação no espaço sociotécnico”, coletânea organizada por Tamara Tania Cohen Egler, apresentada por Aldenilson Costa (egresso do IPPUR e pesquisador do Lab Espaço – IPPUR/UFRJ).

Além disso, os discentes do IPPUR marcaram forte presença nas sessões livres e temáticas, promovendo debates sobre suas pesquisas e fortalecendo o diálogo com outros programas de pós-graduação. As discussões se espalharam pelos 14 eixos do evento — que abordaram temas como a produção do espaço, o desenvolvimento regional, as tecnopolíticas, as crises ambientais, a justiça social, a assessoria técnica e a crítica à colonialidade do saber urbano e regional.

Dois trabalhos do IPPUR foram reconhecidos com menção honrosa nas premiações de teses e dissertações. Gustavo Rodrigo Faccin Souza recebeu menção honrosa do Prêmio Ricardo Farret de Dissertação de Mestrado por sua dissertação “Registros, Vendas e Desapropriações: o processo de privatização do patrimônio fundiário municipal de Florianópolis (1888-1930)”, sob orientação da profª Fania Fridman. Vitor Vieira Fonseca Boa Nova recebeu menção honrosa do Prêmio Rodrigo Simões de Tese de Doutorado pela tese “Socialismo Chinês, do Planejamento aos Projetos Urbanos e de Transporte”, orientada por Hipólita Siqueira de Oliveira e coorientada por Elias Jabbour (UERJ). Ambos os prêmios foram recebidos pelo diretor adjunto do IPPUR, professor Filipe Souza Corrêa.

Encerramento: balanço e impressões

O XXI ENANPUR encerrou-se em clima de celebração e continuidade dos diálogos que atravessaram os cinco dias de evento. A tradicional festa de encerramento aconteceu no Bar CZAR e contou com apresentações do Samba da Nega, Wes Ventura, Os Engraxates e Titcho Looper. No dia seguinte, 23 de maio, ocorreu a Assembleia da ANPUR, que reuniu representantes dos 75 programas de pós-graduação filiados à Associação, reafirmando os compromissos coletivos com o fortalecimento da pesquisa, do ensino e da extensão em planejamento urbano e regional.

Segundo relato da doutoranda Mayra Abboudi Brasco (IPPUR/UFRJ), que acompanhou a assembleia, a reunião foi dividida em sessões com informes, balanços institucionais e deliberações. Um dos destaques foi a apresentação da gestão da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), que abordou a ampliação temática da revista, os esforços para qualificar os processos de submissão e os novos critérios editoriais, como o limite de três autores por artigo e o uso restrito de inteligência artificial. Também foram compartilhados os resultados de atividades institucionais da ANPUR no biênio 2023–2025, com destaque para a atuação em conselhos nacionais, fóruns de ciência e eventos acadêmicos, além da reformulação da estratégia de comunicação da associação, que incluiu melhorias no site, nas redes sociais e na identidade visual.

Durante a assembleia, foram aprovadas novas filiações de programas, o parecer do Conselho Fiscal, e uma série de moções políticas, como o repúdio ao genocídio promovido pelo Estado de Israel, o apoio às pesquisadoras negras que denunciaram episódios de racismo durante o evento, e o apoio à PEC 25/2023, que propõe a criação do Sistema Único de Mobilidade. Também foi lida a carta da Rede Negra de Planejamento Urbano e Regional e aprovada a proposta de uma nota conjunta da ANPARQ e da ANPUR contra o avanço do ensino à distância nos cursos de arquitetura e urbanismo.

Um momento importante da Assembleia foi a eleição da nova diretoria para a gestão 2025–2027, que conta com a participação do docente do IPPUR Renato Emerson dos Santos (IPPUR/UFRJ) no cargo de Diretor, junto de José Ricardo Faria (PPU/UFPR) – Presidente; Letícia Gadens (PPU/UFPR) – Secretária Executiva; Karina Leitão (FAU-USP) – Secretária Adjunta; Heleniza Campos (PROPUR/UFRGS) – Diretora; Benny Schvarsberg (PPGFAU/UnB) – Diretor; e Lindijane Almeida (PPEUR/UFRN) – Diretora. Foi ainda aprovada a candidatura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB para sediar o próximo Encontro Nacional da ANPUR, a ser realizado em Brasília, em maio de 2027.

A presença ativa do IPPUR em diversos espaços de discussão, das sessões temáticas às mesas, dos lançamentos editoriais às premiações, reforça o papel do Instituto como referência nacional na construção de reflexões críticas e plurais sobre o urbano. O ENANPUR 2025, ao propor uma escuta mais atenta às territorialidades do Sul Global, fortaleceu caminhos para a produção de conhecimentos enraizados, dialógicos e comprometidos com a transformação social.

E se você participou do evento e registrou fotos ou vídeos, que tal compartilhar esse material com a gente? Envie seus registros para a Agência IPPUR pelo e-mail (ippurboletim@ippur.ufrj.br). Vamos adorar ampliar essa memória coletiva com a sua contribuição!