
Posts Recentes
>> Edital de Monitoria GPDES/UFRJ 2026
Publicado em 13/03/2026
>> III Seminário Inovação, redes e território – 9 e 10 de abril de 2026
Publicado em 13/03/2026
>> Aula Magna – Educação, Democracia e Permanência: onde há conhecimento, há transformação – 09/03/2026
Publicado em 06/03/2026
>> Edital UFRJ n.º 191, de 06 de fevereiro de 2026
Publicado em 06/03/2026
Periferias regionais no contexto de combate à pobreza
Publicado em 18/08/2021
CATEGORIAS: Boletim IPPUR, Conteúdo Boletim, Publicações
Boletim nº 50 – 18 de agosto de 2021
Publicado no sétimo volume da Revista Política e Planejamento Regional (RPPR), o artigo “Periferias regionais no contexto de combate à pobreza”, escrito por Wesley da Silva Medeiros, Doutorando do PPG-PUR/UFRJ, se propõe a investigar as intervenções governamentais no combate à extrema pobreza nos anos 2000, bem como a dinâmica de subordinação territorial à pobreza.
O artigo tem como objetivo identificar os conteúdos teóricos e políticos das intervenções no combate à extrema pobreza no interior dos estados da federação. Entre as reflexões, ressalta que para os sujeitos que atravessaram a instabilidade econômica da década de 1990 e foram assistidos por políticas do governo Lula, o verbo melhorar tornou-se expressão com sentido de futuro, apesar da persistência temporal da pobreza enquanto estrutura nos ditos “territórios de pobreza”.
Lamentavelmente, Wesley da Silva Medeiros faleceu em agosto de 2021, em decorrência da COVID-19. O Boletim IPPUR nº 49 divulgou uma homenagem escrita pelos colegas de turma de Wesley.
Para ler a homenagem na íntegra, acesse aqui.
Para ler o artigo publicado na RPPR, acesse aqui.



