Boletim #76

Boletim nº 76, 05 de março de 2024

 

8 de Março e a desigualdade salarial entre mulheres e homens

Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, a  docente Maria Aparecida Azevedo Abreu, do IPPUR, traz os apontamentos do Índice Global de Desigualdade de Gênero, publicado anualmente desde 2006 pelo Fórum Econômico Mundial, que demonstra o tamanho dos desafios para uma efetiva igualdade entre mulheres e homens. O artigo faz uma análise do atual panorama das políticas públicas voltadas para a equiparação salarial entre mulheres e homens. Compreendendo a importância da divisão sexual do trabalho no contexto brasileiro, agravada pela sobrecarga do trabalho do cuidado delegado tradicionalmente às mulheres, a professora  lança um olhar crítico sobre a Lei 14.611/23 e o Decreto nº 11.795/23, apontando erros, acertos e possíveis caminhos para a consolidação de uma igualdade salarial entre gêneros. Confira o texto completo!

Aplicadas Descomplicadas: canal de vídeos ensina Microeconomia, Macroeconomia, Cálculo Aplicado e Estatística de forma descontraída

Não é novidade para os estudantes do GPDES que a docente Viviane Maria Bastos, que oferece as disciplinas Introdução a Métodos Quantitativos Aplicado à Gestão (IMQA) e  Métodos Quantitativos Aplicado à Gestão (MQA) possui um canal no Youtube bastante acessado. Neste canal, cujo alcance de público vai bem além da comunidade do IPPUR, a professora oferece conteúdos complementares e de revisão sobre essas disciplinas. Além disso, aborda outros temas como Microeconomia e Macroeconomia, de forma descontraída e adaptada à linguagem dos estudantes. A Agência IPPUR entrevistou a docente Viviane, que conta mais detalhadamente sobre a experiência com o canal, disponível na plataforma Youtube.

Caminhos e obstáculos do GPDES na visão de estudantes egressos do curso

Estudantes da disciplina de Comunicação Social II do GPDES (turma 2023.2) realizaram entrevistas com egressos do curso e trazem, nesta matéria, relatos que abordam desde a formação universitária, experiências acadêmicas e profissionais, até a inserção desses gestores públicos no mercado de trabalho. O texto levanta os desafios enfrentados pelos estudantes dentro da instituição, sugere aspectos que podem ser melhorados, fornece orientações aos graduandos e faz um panorama de atuações profissionais possíveis. Confira na matéria completa!

Coletânea “Urbanizações brasileiras 1800-1850” traz análises inéditas sobre as cidades na primeira metade do século XIX

A coletânea intitulada “Urbanizações brasileiras. 1800-1850” é resultado do esforço de pesquisa de dezenas de pesquisadores de diferentes formações disciplinares  pertencentes a universidades e instituições públicas nacionais e salienta a complexidade da formação do país durante esse período de profundas mudanças. A partir de dados da bibliografia, de documentos oficiais e de representações iconográficas e cartográficas, as redes urbanas foram mapeadas e analisadas, sob a ótica da urbanização como um processo inerente à concentração de população, à organização interna e à repartição no território dos centros de atividades econômicas, políticas, administrativas e culturais. O livro oferece um painel de diversas perspectivas e revela um vasto campo de investigações sobre a história urbana brasileira e pode ser baixado, gratuitamente, nos sites do IPPUR e da editora Letra Capital. Confira!

Entrevista com professor Daniel Conceição do IPPUR no programa Faixa Livre

O professor Daniel Conceição, em entrevista ao programa Faixa Livre em 10 de janeiro de 2024, fala sobre as perspectivas para a economia neste novo ano, diante das apostas da equipe econômica do governo. Ele explica sobre como a política de austeridade adotada, com o teto de gastos e a meta de zerar o déficit fiscal é incompatível com a realidade socioeconômica do Brasil e o contexto de reconstrução, que pedem investimentos em políticas públicas. Não deixe de assistir!

Professor Fernando Peregrino fala sobre os seminários Finep no The Conversation

Em artigo publicado no The Conversation, o professor, Fernando Peregrino, docente colaborador no IPPUR, escreve sobre os seminários sobre neoindustrialização promovidos pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e parcerias, que buscam estabelecer diretrizes para a nova política de inovação para o país na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em junho. O artigo debate o método participativo que tem sido adotado nos seminários e seus efeitos na busca pelo desenvolvimento de uma indústria tecnológica e socialmente comprometida, frente aos tradicionais modelos corporativos de planejamento, na direção da retirada da economia brasileira da periferia global. Confira o artigo completo!

Portal de Periódicos da UFRJ – Biblioteca IPPUR oferece orientações

A série Biblioteca IPPUR deste mês traz informações sobre o Portal de Periódicos da UFRJ com o objetivo de divulgar para pesquisadores/as e estudantes os seus conteúdos sobre Gestão Pública e Planejamento Urbano e Regional. A entrevista foi realizada com os/as bibliotecários/as do IPPUR Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva, que trazem explicações e esclarecimentos sobre essas publicações.