Boletim nº 16
O Boletim IPPUR nº 16 divulga o artigo sobre deslocamentos populacionais, tendo em vista a maior crise de refugiados e migratória desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Ainda, mais artigos, nota técnica, eventos, campanhas e muito mais!
Helion Póvoa Neto: Deslocamentos populacionais acompanham a história da humanidade
Vive-se hoje a maior crise de refugiados e migratória desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Os migrantes internacionais, entendidos como aqueles que vivem e trabalham em territórios que não os de seu nascimento ao fugir de perseguições, representam cerca de 3,5% da população mundial. São, assim, um pouco mais que 270 milhões de migrantes internacionais (Acnur 2019), para uma população mundial de 7,8 bilhões de habitantes. Na atual crise do novo coronavírus sars-cov-2 causador da covid-19, a intensificação e complexificação dos fluxos demandam atenção sobre o que acontece no campo dos estudos migratórios, a refletir sobre quais os precedentes de crises como essa na história e quais suas implicações atuais.
A crise imposta pela pandemia de Covid-19 trouxe consigo desafios estruturais aos Estados e governos. A ameaça de saturação dos sistemas de saúde — ou a sua concretização, como no caso italiano — e o colapso no setor produtivo da economia, com o consequente desemprego em massa são algumas das ameaças mais imediatas, que se somam a outros desafios sociais já impostos previamente à humanidade. Até aqui, ficou claro que as medidas de isolamento e distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde têm sido o método mais eficaz para amainar o crescimento do contágio. Ao mesmo tempo, a entidade recomenda que se aumente o número de testes disponíveis à população, pois só assim é possível obter um panorama estatístico mais fiel ao real e prevenir que os infectados proliferem exponencialmente o contágio.
A nota técnica foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), associação civil sem fins lucrativos constituída em 2000, atuante em todo o território nacional, que congrega profissionais, pesquisadores, professores e ativistas de diversas formações em torno da matéria jurídico-urbanística. A nota vem buscando contribuir com a adoção das medidas necessárias a fim de minimizar os impactos negativos de ordem urbanística, socioeconômica e jurídica, suscitados pela pandemia do COVID-19 especialmente da população de baixa renda. O trabalho contou, entre outros, com a participação do prof. do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Alex Ferreira Magalhães.
Coronavírus e Economia: Canal FioCruz
Não se trata de uma questão epidemiológica isoladamente, apesar da alta complexidade e gravidade na saúde das pessoas e no funcionamento do sistema de saúde. A pandemia de Covid-19 traz reflexos sociais relevantes, impactando a vida das pessoas em todas as áreas. Sistêmico e global, o novo coronavírus chegou para abalar as estruturas das populações e dos países, que já estão pagando uma conta alta. Conversam sobre o assunto no estúdio, o economista e professor de Gestão Pública do IPPUR – UFRJ, Daniel Negreiros; o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Souza Jr; e o coordenador de atendimento do Sebrae Rio, Eduardo Sipaúba.
¿Qué futuro nos espera después de la pandemia?
Analistas y filósofos de distintas vertientes coinciden en que el mundo cambiará tras el Covid-19. Pero mantienen divergencias a propósito de la dirección que adoptará. Mientras los líderes globales reaccionana de maneras diversas ante la pandemia y hay oscilaciones notorias entre cuarentenas totales y la negación de la gravedad del virus, crecen los debates entre pensadores a propósito del mundo que se configurará a partir de esta traumática experiencia. A grandes rasgos, pueden observarse tres posiciones respecto del futuro que se avecina. El capitalismo regresará con más fuerza aún”. La tercera -quizás la más preocupante- corresponde al historiador israelí Yuval Noah Harari, quien advierte acerca de los riesgos de caer en una “vigilancia totatalitaria”.
UFRJ lança Plano de Contingência para a COVID-19
A UFRJ, por meio do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, elaborou o Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus no âmbito da Universidade. O documento, que define as ações que devem ser realizadas pela instituição para atender emergências relativas à doença, tem como objetivo descrever as medidas adotadas para garantir os procedimentos e processos necessários.
Concurso de Produção em tempo de isolamento de poesia, conto, relato, carta e outros gêneros
O Projeto de Extensão “Compartilhando Leituras”, da Decania do CFCH, divulga uma proposta diferente, pensada para nossa quarentena. Já que a pandemia do COVID-19 nos pegou de surpresa, adiando nossos planos e nos reconectando com o presente, temos uma ótima oportunidade para você partilhar suas reflexões em tempos de afastamento e incertezas.
Fórum virtual “O Brasil após a pandemia”
A Coppe/UFRJ promove, no próximo dia 12 de abril, domingo, às 18h, o primeiro debate do Fórum Virtual “O Brasil após a pandemia”. A série de encontros virtuais tem como objetivo debater e discutir propostas e alternativas para o país superar os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus. A série de encontros contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe, e abordará os temas: Política, Ciência e Tecnologia (12/04); Indústria, Produção e Emprego (15/04); Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura (19/04); Internet e Ética (22/04). O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, pelo Facebook da Coppe.
Campanha de Solidariedade e Afeto aos terceirizados e trabalhadores do CCJE
Em virtude da pandemia do novo Corona vírus, o CCJE lançou a campanha CCJE Solidário objetivando auxiliar os servidores terceirizados e trabalhadores informais que fazem parte o nosso dia a dia. Com o valor das doações serão adquiridos tickets alimentação. Campanha prorrogada até o mês de maio. Contamos com o apoio de todos.
O Boletim IPPUR, para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, reforça a lista de contribuições selecionada pela Âgencia IPPUR .
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.