Boletim nº 21

O Boletim IPPUR nº 21 divulga o artigo, escrito pelo Mestre em Geografia Glauber Rocha, sobre a representatividade da cultura negra no ambiente escolar, tendo em vista às comemorações do 13 de maio. Ainda, artigos, divulgações, lives, campanhas e muito mais!

 

Representatividade da cultura negra na escola – currículo em disputa: há espaço para percepções religiosas?

Não apenas o cidadão de cor foi excluído do direito à educação e à escola, também a cultura dos afro-brasileiros não foi considerada como digna de ser inserida como conhecimento a ser ensinado no âmbito escolar. Esse contexto, ao longo da história, resultou em pressões antirracistas e legítimas dos movimentos sociais negros em vários estados e municípios brasileiros, resultando no reconhecimento da necessidade de reformular as normas estaduais e municipais que regulam o sistema de ensino.

 

A microbiologia cega do capitalismo

Em condições de descontrole sobre os riscos gerados pelo que se faz no mundo das mercadorias – incluindo pelo manejo capitalista de processos microbiológicos – as elites podem, eventualmente, se dar conta de que dependem de processos que não controlam. Pode ocorrer que a segregação socioespacial da população deixe de funcionar como garantia da distribuição seletiva – discriminatória – dos males. A amplitude socioespacial dos agravos pode, inclusive, como na presente crise pandêmica, abalar temporariamente dogmas de ideologias dominantes, assim como seus modos de orientar a gestão “do social”.

 

COVID-19 y colapso petrolero: incertidumbres e impactos en energía y ambiente

O 1# Boletim do Grupo de Trabalho Clacso 2019-2022 “Energia e Desenvolvimento Sustentabilidade” busca contribuir para a compreensão de como a pandemia COVID-19 está impactando o sistema energético e o meio ambiente na América Latina, a partir de uma visão crítica, plural e diversa. A reflexão crítica sobre nossas realidades é um aporte substantivo para a transformação social que melhore a qualidade de vida de nossos povos. A Professora Deborah Werner, do IPPUR, integra o referido Grupo de Trabalho e é co-autora do documento.

Ciclo de Lives Ânima Pública: “A Gestão Pública das Crises”

A primeira live do “Ciclo de Lives Ânima Pública” acontecerá no dia 21/05 (quinta-feira), às 17h, e irá tratar a temática “Gestão Pública das Crises”. Percebemos que, atualmente, no contexto de pandemia, diversas políticas públicas estão sendo elaboradas tanto para a contenção da propagação do vírus, quanto para a redução de seus impactos na sociedade, em diversas esferas. Assim, temos como principal objetivo refletir os novos caminhos da Gestão Pública, nesse novo cenário: será essa uma grande oportunidade histórica para a alteração das estruturas da Gestão Pública e suas respectivas políticas?

Ciclo de Debates IPPUR

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional inicia o ciclo de Debates IPPUR. A proposta dos Professores, pesquisadores e discentes é promover o amplo debate com a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre os temas de pesquisa e extensão realizados pelo Instituto. O ciclo de debates também contará com convidados e abordará temas relacionados ao Campo do Planejamento Urbano e Regional e ao Campo de Públicas. O primeiro debate ocorrerá dia 25/05, às 14h sobre o tema “Mineração e territórios em tempos de Covid-19”.

Podcast: Expresso 2222

Através do nosso Podcast discutiremos quais são os principais problemas e soluções para o país, com foco no antirracismo, redução das desigualdades e promoção do bem-estar. Para isso, vamos conversar com pessoas que têm dedicado reflexões e práticas a esse desafio. A discente do GPDES Joyce Trindade é  uma das cofundadoras do Expresso 2222 Podcast. Ela sonha com um serviço público que atenda a pluralidade da sociedade com foco na equidade. Tem atuado com a luta antirracista, feminista e na pauta da favela.

Campanha Cagesp: NÃO EXISTE ENEM SEM NÓS! #AdiaEnem

Universitários e Secundaristas juntos nessa luta pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio para que nenhum estudante tenha seu ingresso na universidade prejudicado pela crise do Covid-19 e pelo MEC. Nós, estudantes de GPDES da UFRJ e alunos do CIEP 386 de Bangu entendemos que a realização do exame em meio a uma pandemia é incabível, favorecendo uns acima de outros. Devemos reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que não tem condições de se preparar adequadamente para o exame seja por falta de material, acesso à internet e/ou razões psicológicas que envolvem o momento que enfrentamos.

Chamada de trabalhos sobre Covid-19 da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

A Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (qualis A1) – do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade de Taubaté (SP), composto pelo Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e pelo Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional – divulga chamada de trabalhos para o dossiê temático “DESENVOLVIMENTO REGIONAL PÓS-PANDEMIA COVID-19”. O prazo para submissão de artigos é 30 de setembro de 2020.

PRÉ ENAPEGS 2020 – Conferência Virtual de Pesquisadores em Gestão Social

A Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Centro Universitário Tiradentes (UNIT) realizarão atividades através de seu canal do Youtube, com discussões sobre as seguintes temáticas: Ação coletiva e novas mobilizações sociais contra as desigualdades; Gestão de crises na perspectiva da gestão social; Pesquisa em Gestão Social durante a pandemia; Possibilidades e limites das Tecnologias Sociais no enfrentamento de crises; Funções e perspectivas do trabalho na atual “sociedade”; Políticas Públicas e Subjetividade; Iniciativas culturais e práticas afetivas nos vazios da quarentena e muito mais!

Aldeia Kambeba Três Unidos pede apoio

A aldeia Kambeba Três Unidos está localizada na margem do rio Cuieiras, a 60km de Manaus, e é composta por 33 famílias. Nesse momento (Maio de 2020) a aldeia possui casos confirmados de Covid-19 e pede sua colaboração pois todas as atividades que geram renda para a comunidade foram paralisadas. As doações ajudarão na compra de alimentos, medicamentos, materiais para higiene e equipamento de proteção. Todo valor arrecadado será direcionado para a conta da Neurilene da Silva, filha das lideranças locais, cacique Waldemir e Dona Babá.

 

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.