Boletim nº 25
O Boletim IPPUR nº 25 divulga o artigo, escrito pelo professor Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), sobre antipolítica e dificuldades do exercício da democracia. Ainda, artigos, eventos, chamadas, podcasts e muito mais!
Um ministro da Educação dialoga com senadores da República. Os senadores alegam: agravada pela pandemia, a desigualdade nas condições de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio gera situação de preocupante injustiça. “O Enem não foi feito para fazer justiça social”, responde o ministro. Tal desapreço público por princípios de justiça expressa uma inflexão em curso na retórica política. A forma aberta da fala autoritária é “descomplexada”, se usarmos uma expressão cunhada pela extrema direita francesa. Não há o recurso a uma fachada onde se exibe a imagem do que seria o bem comum a contrastar com bastidores, onde poderiam eventualmente se esconder ideários escusos e tenebrosas transações. Propósitos inigualitários, racistas, machistas e homofóbicos são assumidos em público.
A utopia da cidade pós pandemia
Diante da pandemia da Covid-19 muitos analistas políticos e intelectuais de renome têm se debruçado sobre como será a sociedade pós-pandemia. Alguns com certo tom de otimismo, como Slavoj Žižek (2020), julga que a pandemia pode afetar o sistema capitalista; enquanto outros como José Luis Fiori[1], acredita no aprofundamento do capitalismo e das relações de poder. Todos os debates propostos, seja na totalidade do capitalismo ou em temas no varejo: meio ambiente, educação, saúde, etc. nos permite, hoje, repensar o modelo de sociedade em que vivemos e qual a sociedade que almejamos com o fim da pandemia. Nesse sentido, qual modelo de cidade queremos?
5º Debates IPPUR: Violência nos territórios populares
Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, existem dois grande vetores da violência armada nos territórios populares, os quais para nossa análise são formados pela junção de favelas com loteamentos clandestinos. O primeiro vetor decorre do controle armado destes territórios por varejistas ilegais de drogas e o outro por grupos que inicialmente vendiam proteção contra estes varejistas e que, segundo levantamento do Ministério Público, controlam 88 comunidades em 23 bairros, por um total de 2,2 milhões de pessoas. O debate irá ocorrer no dia 22/06 (segunda-feira), às 17:30, no Canal da Agência IPPUR no Youtube, com a participação de Alex Ferreira Magalhães e Heitor Ney Mathias da Silva.
Atualmente, compreende-se como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, esgotamento sanitário e abastecimento de água potável. Saneamento ambiental, por sua vez, compreende o saneamento como instrumento de promoção à saúde que, além do saneamento básico, inclui os resíduos gasosos, a promoção da disciplina sanitária de uso do solo, o controle de doenças transmissíveis e demaisserviços e obras cuja finalidade seja a qualidade de vida e bem-estar urbano e rural.
Formação para uma boa administração pública faz diferença
Os países bem-sucedidos no combate à Covid-19 têm uma característica em comum: a administração pública tomou decisões corretas e soube implementar adequadamente as medidas. Há diferenças entre essas nações em termos de tamanho do Estado, espectro político do governante e modelo cultural. De toda maneira, embora não haja uma receita de bolo do que fazer contra a pandemia, havendo mais de um cardápio de instrumentos, em todos os casos se destacaram cinco características de uma boa gestão pública. O sucesso da administração pública no combate à Covid-19 também tem a ver com a qualidade da gestão de pessoas do setor público.
Intercâmbio Programa Helmut-Schmidt
O Programa Helmut-Schmidt, criado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), está com inscrições abertas para pós-graduação em políticas públicas e boa governança na Alemanha. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 31 de julho.
Podcast: “O Futuro Que Queremos”
Em comemoração ao dia de hoje – Dia Internacional do Meio Ambiente, está no ar o quarto episódio do Podcast O Futuro Que Queremos , dedicado a reflexões sobre o Meio Ambiente e Justiça Ambiental com a participação da professora do IPPUR, Suyá Quintslr.
A profª Maria Aparecida Abreu, professora do IPPUR/UFRJ, participou do episódio “Infodemia” do podcast Dínamo. Durante a pandemia do novo coronavírus, a disseminação de conteúdo falso se tornou preocupante a ponto da Organização Mundial da Saúde definir um termo para sua circulação: a infodemia. Se espalham tão rápido quanto o vírus ideias como o uso de pimenta e a exposição ao sol como formas de combater a Covid, ou as frequências de 5G como um fator de disseminação da doença.
Live: “Desigualdades e o papel do Estado em tempos de pandemia”
O 3º Seminário do GEPD/UFRN será uma atividade de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ocorrerá em seu canal do Youtube. No dia 18/06, às 15h, o professor do IPPUR, Kaio Pimentel, participará de uma live.
O uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) no mês de abril, com crises políticas diárias em meio a epidemia e depressão econômica, mostra a descoordenação do governo federal para atender pedidos desesperados dos cidadãos e empresas por informações sobre proteção econômica. Metade dos pedidos relacionados à Covid-19 foi dirigido ao Ministério da Cidadania, que só conseguiu dar acesso a 3% das solicitações de informação.
Chamada de Trabalhos: Revista de Política e Planejamento Regional (RPPR)
A revista RPPR convida a submeter trabalhos, produtos de pesquisa científica ou de experiências em diferentes campos de atuação, voltados para as temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional. A revista também publica resenhas de livros recentemente lançados.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.