Boletim nº 26
O Boletim IPPUR nº 26 traz o artigo, escrito por Victor de Jesus, sobre a relação entre a população negra, saneamento básico e o consequente racismo ambiental. Ainda, eventos, artigos, chamadas e mais!
Atualmente, compreende-se como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, esgotamento sanitário e abastecimento de água potável. Saneamento ambiental, por sua vez, compreende o saneamento como instrumento de promoção à saúde que, além do saneamento básico, inclui os resíduos gasosos, a promoção da disciplina sanitária de uso do solo, o controle de doenças transmissíveis e demaisserviços e obras cuja finalidade seja a qualidade de vida e bem-estar urbano e rural.
Debates IPPUR: A reconstrução da política nacional de desenvolvimento urbano
O próximo Debate tratará da formulação da política urbana no país, com a participação de Ana Paula Bruno, do Ministério do Desenvolvimento Regional e Marco Aurélio Costa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com a mediação de Alex Magalhães Ferreira, jurista e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). A live ocorrerá no dia 29/06 (segunda-feira), às 17h, no canal do Youtube da Agência IPPUR.
Ciclo de Lives Ânima Pública: A dicotomia entre gestão de cultura e cultura popular
Em meio à quarentena do COVID-19, o papel da Cultura salta aos olhos como meio primordial para a manutenção de um mínimo de saúde mental. Para muito além de entretenimento e lazer, “cultura” é uma área profissional que merece e recebe atuação estatal e ainda mais, é síntese das expressões vitais de um povo. A proposta é colocar na mesa as estratégias de gestão direcionadas a essa área nas últimas décadas e pensar como, no Brasil, a pluralidade de cultura popular é refletida em políticas públicas.
Formação para uma boa administração pública faz diferença
Os países bem-sucedidos no combate à Covid-19 têm uma característica em comum: a administração pública tomou decisões corretas e soube implementar adequadamente as medidas. Há diferenças entre essas nações em termos de tamanho do Estado, espectro político do governante e modelo cultural. De toda maneira, embora não haja uma receita de bolo do que fazer contra a pandemia, havendo mais de um cardápio de instrumentos, em todos os casos se destacaram cinco características de uma boa gestão pública. O sucesso da administração pública no combate à Covid-19 também tem a ver com a qualidade da gestão de pessoas do setor público.
Livro: Celso Furtado a esperança militante
A obra Celso Furtado: a esperança militante foi organizada pelos Professores Cidoval Morais de Sousa (UEPB), Ivo Marcos Theis (FURB) e José Luciano Albino Barbosa (UEB) e lançado pela EDUEPB. Os Professores do IPPUR Hermes Magalhães Tavares (in memoriam) e Carlos Antônio Brandão estão entre os autores de capítulos na obra. O Centro Celso Furtado organizou o Webnario Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional, de lançamento do livro.
Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos mundos pós-pandemia. Em 2020 a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais. Essa é a universidade viva em que acreditamos com uma inteligência coletiva e solidária, construindo bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória.
Desinformação, descomunicação e transformação do território
A última live (08/06) do Ciclo de Debates IPPUR, mediada pelo professor Daniel Conceição, contou com a presença das docentes Tamara Egler[1] e Lalita Kraus[2], além da doutoranda Fabíola Neves[3], e abordou o tema “Desinformação, descomunicação e transformação do território”, com foco em ativismo político, manipulação da informação, plataformas digitais e uso da internet nas periferias.
Seminário Infraestrutura, Território e Desenvolvimento
Nos dias 17 e 18 de junho foi realizado pelo PPG GEOGRAFIA FCT/UNESP e pelo IPPUR/UFRJ o Seminário Infraestrutura, Território e Desenvolvimento, como parte das atividades do Projeto de Pesquisa CNPQ Universal, do Grupo de Pesquisa Espaço e Poder, do IPPUR. Participaram do evento como palestrantes os Professores Deborah Werner (IPPUR/UFRJ), Carlos Brandão (IPPUR/UFRJ), Fábio de Oliveira (IPPUR/UFRJ), Everaldo Melazzo (FCT/UNESP), Jeroen Klink (UFABC), Diana Aguiar (Pesquisadora Espaço e Poder) e Luciana Riça Mourão Borges (Unifesspa).
Intercâmbio Programa Helmut-Schmidt
O Programa Helmut-Schmidt, criado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), está com inscrições abertas para pós-graduação em políticas públicas e boa governança na Alemanha. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 31 de julho.
Chamada de Trabalhos: Revista de Política e Planejamento Regional (RPPR)
A revista RPPR convida a submeter trabalhos, produtos de pesquisa científica ou de experiências em diferentes campos de atuação, voltados para as temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional. A revista também publica resenhas de livros recentemente lançados.
O Conservatório Virtual “Colapso Petróleo e COVID-19: vínculos e impactos nas finanças e energia” é organizado pelo Grupo de Trabalho Energia e Desenvolvimento Sustentável” (2019-2022) e irá discutir os temas tratados no #1 Boletim do Grupo, que busca contribuir para a compreensão sobre como a pandemia COVID-19 impacta no sistema energético e no meio ambiente na América Latina, a partir de uma visão crítica, plural e diversa.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.