Boletim nº 36
O Boletim IPPUR nº 36 destaca os 10 anos do GPDES, em forma de poesia! Confira ainda artigos, editais de bolsas e outros eventos.
No mar repousam as tuas cores, espelho do sol, brilho da juventude, aurora-polaris. Brasil, uma canção de Alcyr, aquarela de Ary, e nação de Aldir. Muitos são os versos e declarações que tu recebestes, espelho esmeralda, mas nada se compara ao amor que a filha de Minerva tem por ti! Fruto de vários corações, o futuro é a sua ambição. Momentos difíceis passarão perante a certeza da tua determinação (isso não é ilusão!), brilhante, fogo sagrado inextinguível, ilumina nossos caminhos, como um benção.
Sobre Banco Imobiliário e afins: um manifesto infantil, assim como deve ser
Dentre todos os jogos, me proponho a tratar daqueles de tabuleiro, mais especificamente, do Banco Imobiliário e jogos afins. Poderia ser complexo e incerto escrever sobre jogos de tabuleiro que eu nunca joguei. No entanto, Banco Imobiliário e jogos afins ilustram de tal modo as condições materiais da existência humana na atualidade, que até mesmo alguém que ignora tais jogos poderia fazer a analogia com os “jogos reais”, caso ficasse a par de suas regras e objetivos gerais.
Desmatamento no Cerrado e resistências nos territórios
Apesar de toda violência e devastação, no Cerrado r-existem povos e comunidades diversos, lutando para manter seus territórios de direito, assegurar a conservação das matas, da biodiversidade e das águas, base fundamental para a reprodução sociocultural de seus modos de vida. O Cerrado já teve mais da metade das suas matas nativas devastadas, ao longo do tempo, em razão, sobretudo, da expansão da fronteira agrícola. O processo de modernização conservadora da agricultura na região, a partir da década de 1960, conectada à Revolução Verde, foi favorecendo essa expansão avassaladora do desmatamento. Mas não se trata de um fenômeno relegado ao passado.
Nota de Pesar: Professor Luiz Antônio Machado
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) comunica, com pesar, o falecimento do Professor Luiz Antônio Machado da Silva, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. No IPPUR, Luiz Antonio Machado da Silva fez parte do reduzido time de professores que ajudaram na resistência ao projeto autoritário de extinção do então Programa de Mestrado e Planejamento Urbano e Regional (PUR), quando este foi expulso da COPPE por razões políticas e quando o corpo de professores foi desligado da instituição na sua quase totalidade. Para amigos que desfrutaram o privilégio do convívio íntimo, deixa uma lacuna de afetos e de trocas intelectuais sempre estimulantes. O IPPUR, neste momento de dor e tristeza, transmite condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos do Professor Machado. Machado, presente!
Os trabalhos sobre Ciência e Democracia realizados pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) recém criado como. Ciência Contaminada, de maio de 2020, é o primeiro de uma série de estudos e analisa o uso do YouTube para a disseminação de desinformação na internet. A pesquisa analisa mais de 11 mil vídeos do YouTube sobre coronavírus e descreve as principais redes de informações falsas e campanhas de desinformação. O estudo também mergulha em redes de fake news sobre medicina alternativa e teorias da conspiração para analisar o conteúdo circulado.
Concurso no IFRJ com uma vaga para Gestão Pública
O Instituto Federal do Rio de Janeiro publicou o Edital 008/2020 que dispõe do Processo Seletivo para contratação de professor substituto dos cursos da instituição. O certame visa a seleção de professores substitutos para trabalhar em um dos campus do Instituto, localizados nas cidades de Arraial do Cabo e nas Regiões da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Serão disponibilizadas 47 vagas (atentar-se aos pré-requisitos).
Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) para Ensino Médio
O programa PIBIC-EM tem como foco estudantes de ensino médio ou profissional e visa contribuir para a formação de cidadãs(ãos) plenos, capazes de exercer de forma independente seus pensamentos críticos e de despertar a vocação científica de potenciais talentos através de seu engajamento em atividades educativas de cunho científico e/ou tecnológico, com a orientação por pesquisadora(or) qualificada(o) de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa ou institutos tecnológicos.
VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas
Em sua 6ª edição, de alcance nacional, o Simpósio Gênero e Políticas Públicas tem como objetivo aprofundar o debate sobre a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas nacionais, regionais e locais, bem como sobre as consequências sociais dessa articulação, seus avanços e retrocessos. Para tanto, o simpósio promove o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área de estudos de gênero e políticas públicas, em diferentes campos teóricos e disciplinares, além de difundir as pesquisas realizadas sobre essas temáticas.
CEEINTER: I Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades
O evento “Políticas Públicas e Interseccionalidades” acontecerá de 07 a 09 de dezembro de 2020. Surge como uma possibilidade de promover e ampliar as discussões acerca das políticas públicas nas diversas áreas do conhecimento, buscando debater as diversas intersecções e como elas dialogam entre si. Além disso, o evento busca um diálogo especial com as seguintes áreas do conhecimento: assistência social, saúde, educação, trabalho, territórios, patrimônio, cultura, direitos sociais e humanos, desenvolvimento social e regional e suas interfaces. Para isso, contamos com pesquisas acadêmicas advindas de diversas universidades, faculdades e locais de aplicação ou planejamento das políticas públicas.
Chamada: Bolsa de pós-graduação em América Latina e Caribe
O Lincoln Institute disponibiliza bolsas de estudo para alunos de pós-graduação em instituições da América Latina e do Caribe que estejam desenvolvendo suas teses sobre política fundiária e questões de desenvolvimento urbano.
CAU/RJ seleciona projetos para apoio à assistência técnica em habitação de interesse social
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lançou nesta sexta-feira, 18 de setembro, a terceira edição da seleção pública de projetos para apoio à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). O edital estará disponível para consulta no site do Conselho. Este ano, as entidades proponentes concorrem a cotas de até R$ 35 mil.
Fundo de Estruturação de Projetos – BNDES FEP
O BNDES apoia com recursos não reembolsáveis, provenientes do BNDES Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina e que possam orientar a formulação de políticas públicas. Também são passíveis de apoio estudos que propiciem, direta ou indiretamente, a geração de projetos de elevado retorno social, que possam implicar significativos investimentos públicos ou privados.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de
Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de
Oliveira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro.