Boletim nº 52
O Boletim IPPUR nº 52 divulga o trabalho fruto da tese de doutorado de Antonella Grieco, que ilustra a realidade de jovens que buscam refúgio no continente europeu. Ainda, divulgação dos editais de Mestrado e Doutorado IPPUR, eventos, livros, chamadas e muito mais!
Tumaranké: travessia comovida de jovens refugiad@s
O vídeo, baseado na tese de doutorado de Antonella Grieco, do PPGPUR, debate a situação de jovens que abandonaram seu país de origem e buscaram asilo e refúgio na Europa, em particular na Itália. A priori, muitos são os fatores geradores desta dinâmica contemporânea, que tem forçado o deslocamento de milhares de pessoas. A diáspora ocorre devido à vulnerabilidade e fragilidade que atingem essas populações, relacionadas a questões climáticas, políticas, religiosas, de gênero, raça e etnia.
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado IPPUR 2022
IPPUR divulga os editais para os Processos Seletivos de Mestrado e Doutorado 2021, turmas 2022. Os períodos de inscrições são de 04 de outubro a 05 de novembro de 2021, para o Mestrado; e 27 de setembro a 03 de novembro, para o Doutorado. Confira os editais, cronogramas e documentos necessários e participe!
Lançamento do Livro: Performance Metrics for Sustainable Cities | 27/09 às 17h
O Livro, organizado por Sylvie Albert e Manish Pandey, e lançado pela Editora Routledge em setembro de 2021, conta com o capítulo “Metrics for smart Rio”, de autoria dos Professores Fabio Lucas Pimentel Oliveira (IPPUR/UFRJ), Lalita Kraus (IPPUR/UFRJ), Aldenilson dos Santos Vitorino Costa (PPGDT/UFRRJ) e Rosangela Luft (IPPUR/UFRJ). O debate do capítulo e apresentação do livro ocorrerá, no Canal da Agência IPPUR, com a presença de Sylvie Albert e dos autores do capítulo.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), com a presença da Graduada em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e atual mestranda do IPPUR, Barbara Gigante Barandier, promove o debate Intolerância religiosa e a marginalização dos terreiros afro-brasileiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no dia 16/09, às 16h.
Livro: 20 anos do Estatuto da Cidade: Experiências e Reflexões
A obra, organizada por Edésio Fernandes, traz depoimentos e reflexões de atores envolvidos nos processos de política, planejamento e gestão urbana sobre a Lei Federal nº 10.257, de 2001. O material conta com a participação dos Professores Alex Ferreira Magalhães e Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ), além de pesquisadores do IPPUR, que contribuíram com relatos de suas experiências sobre o Estatuto da Cidade.
Como parte das ações comemorativas pelos 50 anos do IPPUR, a Comissão Organizadora convida todos e todas para enviarem relatos, materiais audiovisuais, memórias, crônicas, entre outros formatos, que contribuam para constituir o acervo de memória do IPPUR.
XXVI Semana IPPUR: enfrentando desafios, escavando alternativas e esperanças
O Professor Orlando Santos Junior (IPPUR/UFRJ), coordenador do IPPUR, relembra a evolução da questão urbana e de seus conflitos, nas últimas décadas. O início das atividades comemorativas dos 50 anos do IPPUR (1971-2021) traz o debate sobre a atuação conservadora das políticas públicas vigentes, à medida que eclodiu a pandemia do coronavírus. É com o intuito de apresentar trabalhos e mesas redondas sobre esse cenário, a partir da visão do Planejamento Urbano e Regional e da Gestão Pública, que a XXVI Semana IPPUR poderá mostrar desafios, alternativas e esperanças.
Fronteiras Cruzadas entrevista Helion Póvoa Neto: controles fronteiriços e ativismos transnacionais
Publicada em junho no canal Fronteiras Cruzadas, no Youtube, a entrevista conta com a participação do Professor Helion Póvoa Neto (IPPUR/UFRJ). Através de uma abordagem histórica e atual, o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) explica que o estudo das migrações é feito tanto em escala nacional como internacional. Temas como xenofobia, refugiados e outros aparecem como objetos do núcleo que coordena. Ao longo da entrevista, o Professor apresenta a construção da sociedade brasileira a partir das contribuições de chegadas estrangeiras.
Em outubro, irá acontecer o Seminário 10 anos de Políticas de Cotas: experiências das Comissões de Heteroidentificação nas Universidades, promovido pela Câmara de Políticas Raciais da UFRJ, em parceria com as Pró-reitorias de Pessoal (PR-4) e de Extensão (PR-5). O evento aceitará a participação através da exposição de relatos de experiências ou como ouvinte. As inscrições estão abertas do dia 13 a 27 de 2021.
A revista Revista Brasileira de Gestão Urbana (URBE) prorrogou o prazo para submissão de artigos para a edição especial “Informalidade em áreas urbanas periféricas”. Neste volume, a partir de estudos do planejamento urbano, o eixo temático será sobre a crescente taxa de urbanização juntamente com o crescimento da população. Junto com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estarão em pauta a carência por serviços públicos, mobilidade urbana, espaços verdes, entre outras características socioeconômicas do espaço urbano. O prazo de submissão foi prorrogadas até o dia 22/10.
A edição nº 8 da Revista Versus divulga o tema “Intelectuais e a Universidade”, a fim de homenagear os críticos acadêmicos que indagam e refletem sobre soluções para a crise brasileira. A revista conta com artigos dos Professores Renata Bastos, Luis Régis Coli e Soraya Simões (IPPUR/UFRJ) para ilustrar a capacidade das Universidades e de seu corpo social de perceber, integrar, combater e fomentar mudanças que moldam a face da sociedade intelectual brasileira.
Expediente – Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // IPPUR: João Pedro Prates e Maria Fernanda Fontenele