Ciência Contaminada

Boletim nº 36 – 30 de setembro de 2020

 

Os trabalhos sobre Ciência e Democracia realizados pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) recém criado como.

Ciência Contaminada, de maio de 2020, é o primeiro de uma série de estudos e analisa o uso do YouTube para a disseminação de desinformação na internet.

A pesquisa analisa mais de 11 mil vídeos do YouTube sobre coronavírus e descreve as principais redes de informações falsas e campanhas de desinformação. O estudo também mergulha em redes de fake news sobre medicina alternativa e teorias da conspiração para analisar o conteúdo circulado. O projeto visa, sobretudo, proteger a qualidade da democracia e a circulação de informação na era da internet. Este é o primeiro da série Democracia Infectada, feito em parceria com LAUT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa).

O projeto Democracia Infectada acompanha a liberdade de expressão e dinâmicas democráticas em ambientes digitais. O objetivo é produzir estudos sobre como a sociedade incorpora redes sociais online, suas plataformas e aplicativos de mensagens instantâneas, e demais serviços da internet no contexto da participação democrática e formulação de políticas públicas.

 

Para ter acesso ao texto na íntegra, clique aqui.