Agendamento de Defesa de TCC 2022.2

Diretrizes para agendamento de Defesa de TCC 2022.2

Cancelamento
de Matrícula

É a cessação total do vínculo do aluno com a Universidade.

Dispensa
em Disciplinas

A dispensa de disciplina deverá ser requerida ao Departamento correspondente, que deverá examinar sua correspondência quanto ao programa apresentado, a carga horária, data em que cursou e grau de aprovação da disciplina em questão.

em Disciplinas

O curso, antes do início do período letivo, promove a inscrição em disciplinas. Este ato é a vinculação do aluno ao ensino de uma determinada disciplina.

de Vínculo

A matrícula na UFRJ poderá ser mantida para prosseguimento de estudos se o seu curso de graduação compreender diferentes habilitações. A opção pela nova habilitação ou modalidade deverá ser feita junto à Unidade por escrito e antes da colação de grau.

Matrícula

É a vinculação do aluno à Universidade por intermédio de um centro universitário.

Mudança
de Curso

O aluno que quiser mudar de curso deverá procurar o centro universitário em cujo âmbito se localiza o curso para o qual deseja se transferir.

Trancamento
de Inscrição

O aluno só poderá desistir da Inscrição em Disciplina com autorização do Professor Orientador, desde que ainda não tenha decorrido um quarto do período letivo.

Trancamento de Matrícula

Se o aluno precisar interromper as atividades acadêmicas por motivo de viagem, doença, dificuldade financeira, insatisfação com relação ao curso escolhido, horário de trabalho e problemas familiares, ele poderá solicitar trancamento de matrícula, na Unidade, através do preenchimento de formulário específico, a qualquer época, salvo na última metade do período letivo.

Colação de Grau

A Colação de Grau é o último ato acadêmico oficial do qual o graduando participa. É uma cerimônia simples, realizada no próprio IPPUR, na qual a participação do aluno é obrigatória.

Na cerimônia o formando assinará o livro de registro de concluintes e receberá uma Certidão de Colação de Grau, que servirá como comprovante de conclusão de curso até a expedição de seu diploma.

O aluno somente estará habilitado a solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau após ter concluído o curso, com aprovação em todas as disciplinas e requisitos curriculares suplementares constantes da grade curricular.

Para solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau é necessário que o aluno apresente na Secretaria do curso os seguintes documentos (originais e cópias legíveis):

1- Certidão de nascimento ou casamento;

2 – Carteira de identidade;

3 – CPF;

4 – Nada Consta (obtido em qualquer biblioteca da UFRJ);

5 – Título de eleitor;

6 – Comprovante da votação na última eleição (1º e 2º turnos, quando houver) ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida através do site do TSE: (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

7 – Certificado de Reservista (não é aceito o Certificado de Alistamento Militar);

8 – Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), com a informação de publicação no Diário Oficial, a partir de 1985 (exceto os obtidos em Instituições Federais ou fora do Estado do Rio de Janeiro);

9 – Relação de alunos concluintes do ensino médio publicada no Diário Oficial (com o nome devidamente identificado com caneta ou marca texto)

Diploma

Diploma de Dignidade Acadêmica

A UFRJ concede dignidade acadêmica aos alunos que concluíram a graduação e atendem ao conjunto dos seguintes requisitos:

• Possuir um número de créditos superior a 80% de seu curso;
  • Ter completado o curso dentro do período de tempo previsto como duração normal;
  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar.

A concessão do diploma de dignidade acadêmica, nas suas respectivas modalidades, é feita aos alunos que alcançarem, durante todo o curso, os coeficientes de rendimento abaixo relacionados, levando-se em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas:

• “Summa cum laude”: CR igual ou superior a 9,5;
  • “Magna cum laude”: CR igual ou superior a 9,0; e
  • “Cum laude”: CR igual ou superior a 8,0.

Os alunos que atenderem aos requisitos devem entrar com o pedido diretamente na Divisão de Registro de Estudante (DRE), situada no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Contato através do e-mail direcao@dre.ufrj.br ou do telefone 3938-9407.

Os diplomas de dignidade acadêmica são entregues em solenidade especial, estabelecida pela UFRJ.