O Selo Comemorativo

Em 2021, o IPPUR completa seus 50 anos e, como parte das atividades que compõem esta celebração, foi lançado um concurso público voltado para seus estudantes e egressos, para escolha do Selo Comemorativo 50 Anos IPPUR, que ilustrará, os documentos oficiais da instituição, redes sociais e site do Instituto, durante todo o período de confraternização.

Selo Comemorativo 50 anos IPPUR

O selo foi elaborado por Luciana Alencar Ximenes¹ e Samuel Thomas Jaenisch², pesquisadores do Observatório das Metrópoles. Divulgado durante o Boletim IPPUR nº 49, os autores compartilharam a experiência de criação dessa bela homenagem.

“O IPPUR, ao longo de seus cinquenta anos, se consolidou enquanto um centro de excelência em ensino e pesquisa reconhecido pela qualidade de sua produção acadêmica, sempre atravessada por uma postura combativa e pautada pelo pensamento crítico. Um espaço coletivo de debate e aprendizado que buscou incorporar em seu quadro social um amplo leque de formações profissionais que dão vida, através de seu corpo docente, discente e de técnicos, a um denso mosaico de perspectivas teóricas e metodológicas. Como parte de sua trajetória, o IPPUR manteve também seu papel de entidade ativa no debate público, transpassando os muros da universidade com atividades de extensão e formação popular, fortalecendo a sociedade civil organizada e mantendo um compromisso com a manutenção da democracia.

Foi muito gratificante para nós, autores do selo comemorativo, podermos contribuir com as comemorações desta data tão relevante em um momento que nos exige a renovação das perspectivas e o apreço aos espaços construídos coletivamente.

Partindo disso, a composição do selo procurou fazer presente uma das marcas mais emblemáticas da história do IPPUR, podendo ser lida tanto como “50” (em referência à data comemorativa) quanto como “5º”, em referência à sede do instituto no quinto andar do Prédio da Reitoria da UFRJ. Um espaço conquistado pelo seu corpo social após uma longa batalha travada contra a repressão do regime militar, garantindo as condições para que suas atividades pudessem ser consolidadas e expandidas. Décadas depois dessa conquista, o instituto passa por um revés, tendo sido alijado de sua sede, vítima de um incêndio que comprometeu o uso de todo o prédio. Por isso, incorporar a referência ao “5º Andar” nas comemorações desses “50 anos” alimenta a esperança por uma retomada desse espaço, incorporando também a luta contra a precarização do ensino e da universidade pública, tão importante no cenário político que estamos vivendo atualmente.

Que este seja um ano de muitas comemorações para o IPPUR, que a comunidade acadêmica do instituto possa celebrar as conquistas que marcaram os últimos cinquenta anos, mas também projetar o seu futuro, incorporando novas questões de pesquisa e perspectivas de análise, colaborando com a produção de novas epistemologias orientadas pela diversidade e a justiça social, em uma perspectiva transescalar e contra hegemônica. ”

O Selo Comemorativo constará em todos os documentos oficiais, atas, certificados, cartazes, cartas, e-mails institucionais, redes sociais e do site do Instituto (IPPUR).

Confira todas as Logos do IPPUR e da UFRJ aqui.

¹Mestra e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR e pesquisadora do Grupo Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles.

²Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR e pesquisador do Grupo Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles.