O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um RCS – Requisito Curricular Suplementar cumprido em, no máximo, 2 (dois) períodos acadêmicos consecutivos.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser autoral e realizado individualmente, seguindo um dos seguintes formatos:
I. Monografia;
II. Artigo acadêmico;
III. Relatório de avaliação ou proposição de políticas públicas estatais ou do terceiro setor
ou;
IV. Programas e projetos para o planejamento e/ou instituição de políticas públicas estatais ou do terceiro setor.

O TCC será orientado por um professor do quadro docente do GPDES ou de outras unidades da UFRJ, quando autorizado pelo(a) Coordenador(a) Adjunto(a) de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

Constituem requisitos para a inscrição em TCC:

– Ter concluído todas as disciplinas de formação básica (obrigatórias), de formação concentrada (eletivas, de escolha restrita) e de formação complementar (optativas, de escolha condicionada);

– Proposta de projeto de pesquisa ou de estudo aplicado, conforme a opção do estudante;

– Aceite de um professor orientador.

A aprovação no TCC, para ambas as modalidades, far-se-á mediante apresentação pública presencial e julgamento por banca formada por pelo menos dois professores – o orientador e um professor do corpo docente do GPDES. No caso de orientador externo ao GPDES, a banca deverá ser integrada pelo orientador e pelo menos dois professores do corpo docente do GPDES.

Deliberação IPPUR nº 02/2021 – GPDES. Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Contato: Coordenador(a) Adjunto(a) de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): tcc@gpdes.ufrj.br

Confira no Repositório Pantheon os Trabalhos de Conclusão de Curso dos Egressos do GPDES.