A criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), remonta à constituição, em 1971, do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPG-PUR). Inicialmente vinculado à Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), foi um dos primeiros cursos de pós-graduação nesta área no país. Em 1987, deu origem ao IPPUR e, no ano de 1993, inicia o curso de Doutorado, consolidando a experiência e o amadurecimento do programa e respondendo à crescente demanda pela formação e qualificação de docentes e pesquisadores em Planejamento Urbano e Regional.

O IPPUR se orgulha de haver atravessado a transição democrática sem compromissos com o aparato planejador do regime militar, embora profundamente envolvido com a sociedade brasileira e com o progresso do conhecimento em sua área de atuação. Assim, durante o período de democratização, o IPPUR consolidou a sua imagem como instituição empenhada na construção de uma sociedade justa, democrática, ambientalmente responsável e respeitadora da diversidade em suas múltiplas faces.

Com base nessa experiência, em 2010, em cooperação com outras unidades da UFRJ, o IPPUR integrou a composição de cursos que viriam a constituir a Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), voltado para a formação de quadros profissionais de nível superior capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

Em 2015, o IPPUR mostrou-se, acadêmica e institucionalmente apto a acolher integralmente o curso de graduação em Gestão Pública, inclusive porque, resguardadas as especificidades dessas duas áreas das Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional e Administração/Gestão Pública, muitas questões, problemas e objetivos são comuns, muitas questões teórico-conceituais possuem pontos de convergência, muitos dos desafios profissionais, políticos e éticos são similares.

Além da Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPGPUR), o IPPUR se destaca pela oferta dos seguintes cursos de Especialização:

  • Especialização em Política e Planejamento Urbano;
  • Especialização em Gestão Pública;
  • Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo; e
  • Especialização em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais.

Ressalta-se a atuação do IPPUR na realização de cursos MINTER e DINTER e na proposição de diversos programas de cooperação acadêmica no âmbito do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).
Assumindo seu compromisso com a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, destaca-se pelos diversos laboratórios, núcleos e grupos de pesquisas, bem como pelos Projetos de Extensão e trabalhos de assessoria a organizações da sociedade civil e órgãos de governo vinculados ao Planejamento Urbano e Regional e à Gestão Pública.

O IPPUR integra instituições importantes em seus campos de atuação, como a Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP) e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

Composto por um corpo docente que reúne professores formados em Administração Pública, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política, Comunicação, Direito, Economia, Geociências, História e Sociologia, ao longo de seus quase 50 anos de existência, o IPPUR formou centenas de mestres e doutores  em Planejamento Urbano e Regional, e Gestores Públicos que atuam em diversas regiões do país e do exterior.