Perfil e Competências do Formando do GPDES
O curso formará o Bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, com uma das duas ênfases seguintes:
– Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – Ênfase em Gestão do Setor Público;
– Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – Ênfase em Gestão do Terceiro Setor.
O bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social será um profissional com formação pluridisciplinar no campo das Ciências Sociais Aplicadas, qualificado científica, técnica e eticamente para:
– Contribuir com o aperfeiçoamento da ação pública nos mais diferentes campos e níveis;
– Participar e conduzir processos de concepção, elaboração e implementação de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;
– Atuar na gestão, monitoramento e avaliação das práticas e intervenções de agências governamentais e não governamentais;
– Contribuir, através de conceitos, métodos e práticas inovadoras e democráticas, para a maior eficiência e efetividade da intervenção pública de instituições governamentais e não governamentais;
– Contribuir para a gestão profissional e eficiente de organizações do Terceiro Setor – organizações não governamentais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, cooperativas e outras organizações produtivas de economia solidária, tanto quanto associações e organizações cívicas de vários tipos, que desempenham crescente papel na vida contemporânea, tanto do ponto de vista econômico, como político e cultural.
O Bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social deverá ter as seguintes competências e habilidades:
– Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, transferir e generalizar conhecimentos e conduzir, em diferentes graus de complexidade, processos participativos de tomada de decisão;
– Produzir análises e diagnósticos sociais nas escalas local, regional e nacional, com vistas à concepção, elaboração, implementação e gestão de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;
– Analisar os limites e possibilidades legais da ação de órgãos governamentais e não governamentais;
– Assessorar e contribuir para a concepção e elaboração de normas e regramentos legais e infra-legais;
– Elaborar e analisar orçamentos de órgãos governamentais e não governamentais;
– Analisar e contribuir para a análise do desempenho contábil de órgãos governamentais e não governamentais;
– Monitorar e produzir avaliações de políticas, planos, programas e projetos públicos;
– Participar da concepção e criação de programas públicos de comunicação social relativos a políticas, planos, programas e projetos;
– Elaborar relatórios, avaliações, análises de políticas, planos, programas e projetos;
– Coletar, interpretar e usar informações econômicas e sociais para a concepção, elaboração, implementação e gestão de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;
– Avaliar a ação pública segundo critérios de efetividade, eficiência e ética;
– Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive em processos de negociação, processos participativos e em comunicações interpessoais ou intergrupais;
– Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
– Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional apto a enfrentar situações novas.