Revista Versus n° 8

A revista Versus (CCJE/UFRJ), Edição nº 8 divulga o tema “Intelectuais e a Universidade”, a fim de homenagear os críticos acadêmicos que indagam e refletem sobre soluções para a crise brasileira.

Entre os intelectuais, citam-se Agrícola Bethlen, Alberto Moniz Bandeira, Carlos Vainer, Maria Yedda Linhares, Moacir Sancovschi, Muniz Sodré e Ricardo Tauile, entre outros. Integra a edição uma homenagem a  Carolina Maria de Jesus, que recebeu este ano o título póstumo de Doutora Honoris Causa pela UFRJ.

O teor plural da publicação chega também ao teatro, traçando uma perspectiva sobre a vida do dramaturgo Augusto Pinto Boal, e à tecnologia, descrevendo a história da internet no Brasil, com a presença de grandes instituições de ensino do País. A revista  conta com artigos dos Professores Renata Bastos, Luis Régis Coli e Soraya Simões (IPPUR/UFRJ) para ilustrar a capacidade das Universidades e de seu  corpo social de perceber, integrar, combater e fomentar mudanças que moldam a face da sociedade intelectual brasileira.

 

A Edição de número da 8, da Versus, confirma sua periodicidade semestral e o projeto  de ser eletrônica; e mantém as ideias de formato, diagramação e o desenho do tipo magazine e multidisciplinar das edições anteriores, reunindo conteúdos políticos, culturais e acadêmicos em um só endereço. A Versus se volta para observar duas categorias muito caras neste momento no Brasil, as [intelectuais] e [universidade]. Nesta edição, Marilena Chauí (USP) e Renato Ortiz (UNICAMP) colaboram com a circunscrição das categorias Intelectuais e a Universidade.  A revista faz uma homenagem a Manolo Florentino e a todos os brasileiros que nos deixaram em 2021. Descreve o perfil de Celso Furtado. Observa a trajetória de Maria Yedda Linhares, a primeira catedrática em filosofia do país.  A Versus Imagens traz gravuras da Fayga Ostrower selecionadas por Pedro Sánchez.  A Revista se volta para o projeto literário de Carolina de Jesus, situando o Quarto de Despejo pela escrita de quatro importantes pensadores. Opina sobre os itinerários do acervo pessoal de Augusto Boal e analisa a constatação de que “sozinho não se faz ciência” dos participantes de redes colaborativas ativas na UFRJ. Na parte acadêmica, todas as unidades do CCJE analisam importantes intelectuais de suas áreas. Há, nesta seção, duas novidades, o artigo dos discentes e uma convidada especial: Marilena Chauí. Dessa forma, a revista se mantém atual, plural e disponível em qualquer equipamento eletrônico para o leitor exigente da UFRJ.

 

Para acessar a edição nº 8 da Revista Versus, clique aqui.

 

A edição teve o seu lançamento transmitido em uma live no canal do CCJE, no Youtube, com a participação do decano e do vice-decano do Centro. Para assistir na íntegra ao Lançamento, acesse aqui.