Versus Podcast #3

Boletim nº 54 – 21 de outubro de 2021

 

A Revista Versus, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ passou a divulgar seus conteúdos na forma de Podcast.

 

Os dois primeiros episódios deram destaque à Clarice Lispector (#1) e Maria Yedda Linhares (#2). O último episódio, lançado no dia 30 de setembro, retratou o artigo publicado na edição nº 8 da Revista Versus sobre Celso Furtado, economista brasileiro, cuja trajetória pessoal e política é tida como extraordinária. Leia, abaixo, um trecho do artigo, escrito por Elisa Monteiro:

 

“Economista brasileiro mais lido no mundo, servidor por excelência, inimigo da ditadura, intelectual cassado, ponto gravitacional de uma geração exilada, ministro da Cultura, imortal. Uma força determinada a mudar o Brasil. E para melhor. Este é o perfil de Celso Furtado.

Astro-rei do pensamento socioeconômico brasileiro, Celso Furtado completaria 100 anos em 2020. Sua trajetória extraordinária inclui uma infância sacrificada no Brasil mais profundo, uma formação com base na Faculdade Nacional de Direito, a experiência de guerra na Força Expedicionária Brasileira (FEB), a pesquisa na Sorbonne, o trabalho dedicado à América Latina nas Nações Unidas e depois o engajamento no projeto de Reformas de Base, no desenvolvimento do Nordeste. A cassação, pelos militares, foi um capítulo trágico, mas o porvir terminaria de coroar seu brilhantismo. O reconhecimento intelectual em Yale, Columbia e Cambridge, reabriu as portas para o retorno à vida política primeiro, como embaixador na Comunidade Econômica Europeia; depois, como Ministro da Cultura e, finalmente, como esteio para o primeiro projeto de esquerda eleito no Brasil pós-redemocratização.”

 

Para acessar ao episódio sobre Celso Furtado, clique aqui.

 

Para acessar o Versus Podcast, clique aqui.

 

Para acessar a última edição da Revista Versus e ler na íntegra o artigo, clique aqui.