Boletim #84
Boletim IPPUR nº 84, de 10 de dezembro de 2024
Gabriel Ferreira Fernandes, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR e atualmente doutorando em Engenharia de Transportes pela COPPE UFRJ, apresenta sua pesquisa sobre o Plano de Expansão Cicloviária para a cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma ótica interdisciplinar entre planejamento urbano, mobilidade e aspectos sociológicos referentes à cidade. O autor analisa as condições de mobilidade no cenário brasileiro, considerando seus impactos na promoção de desigualdades socioterritoriais, e o conteúdo do Plano assinado pela prefeitura, observando seu atendimento às necessidades da população mais vulnerabilizada.
Mariana Guimarães, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ e extensionista da Agência IPPUR, traz um relato de sua experiência na Semana IPPUR e na SIAC, eventos que ocorreram em outubro e novembro deste ano. Além de um parecer sobre as atividades e apresentação dos eventos acadêmicos, o texto traz também alguns relatos de estudantes do GPDES sobre suas experiências.
Os extensionistas do projeto “Vida Pública – os temas republicanos nos espaços escolares e de ensino”, coordenado pela professora Renata Bastos, relatam sobre as atividades desenvolvidas junto à Escola Municipal Capistrano de Abreu. O projeto organiza espaços de reflexão em conjunto com escolas públicas sobre temas comuns à vida republicana democrática. No texto, os extensionistas falam sobre a experiência do planejamento das atividades e das reflexões com estudantes do ensino fundamental sobre o livro “Mario y el agujero en el cielo”.
O NAJUP Luiza Mahin, projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFRJ, em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário, lançam cartilha sobre enfrentamento à violência contra mulheres. O material é um dos resultados da parceria entre o projeto de extensão em assessoria jurídica popular e o Movimento Olga e reúne informações sobre o contexto social da violência de gênero na sociedade brasileira, as formas como ela acontece, medidas de urgência e contatos da rede de atendimento, além de informar sobre a Ocupação Casa Almerinda Gama, organizada pelo movimento, que acolhe mulheres em situação de violência, denuncia a ineficiência das políticas públicas e o descumprimento da função da propriedade em imóveis sem uso na cidade.
No artigo “Abalando imaginários urbano-tecnológicos: Tecnofantasia e tecnobrechas na luta pela justiça espacial na Pedra de Xangô”, os membros do grupo Rastro (IPPUR-UFRJ), Flávio Carvalho e Lalita Kraus, discutem como as tecnologias podem tanto reproduzir desigualdades quanto abrir caminhos para a justiça social e espacial. O artigo faz parte da edição atual da revista Norus – Novos Rumos Sociológicos da UFPel, compondo o dossiê: Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia. Confira uma apresentação da pesquisa pelos autores, bem como o link para o artigo completo.
Contribuições teóricas e metodológicas de Jamie Peck no dossiê da Revista Geografias (UFMG)
A Revista Geografias da UFMG acaba de publicar o dossiê Transformações capitalistas, desenvolvimento desigual, regulação e instituições: a geografia econômica crítica de Jamie Peck (vol 20, n 1, 2024). Nele, consta um grupo de artigos traduzidos para o português considerados como representativos de parte da vasta obra do geógrafo Jamie Peck, professor da Universidade da British Columbia, Canadá, agraciado com o prêmio Vautrin Lud de 2023. Os professores Carlos Brandão e Hipólita Siqueira e a pesquisadora Fernanda Pernasetti do IPPUR participaram da tradução de parte das publicações. A edição especial também traz uma entrevista com o geógrafo. Confira mais informações sobre o dossiê e tenha acesso aos artigos publicados e ao seminário de lançamento deste número da Revista!
O professor do IPPUR Erick Omena publicou na última edição da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (V. 26, N. 1 (2024)) o artigo “A financeirização urbana brasileira em perspectiva comparada: um complexo realmente imobiliário-financeiro?”, no qual analisa a aplicação do conceito de complexo imobiliário-financeiro no contexto brasileiro. O texto examina os processos de financeirização urbana em três cidades brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo – com foco na participação dos agentes do mercado financeiro nas Operações Urbanas Consorciadas com a emissão de Certificados de Potencial Adicional Construtivo. Confira o texto completo!
Curso de extensão oferecido pelo IPPUR e parceiros debateu o tema “Neoextrativismo e Autoritarismo”
Aconteceu no mês de novembro, nos dias 19, 21, 26 e 28, o curso de extensão “Neoextrativismo e Autoritarismo” de forma online e gratuita, disponibilizado no canal da Anpur na plataforma Youtube. O curso foi realizado a partir da iniciativa do IPPUR/UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGPAM/UNIFESSPA), com apoio da RBEUR e da ANPUR. O curso foi coordenado pelos professores Henri Acselrad e Fernando Michelotti, do IPPUR, com base no dossiê homônimo publicado em 2024 na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), organizado também pelos professores.
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Apoio: Equipe Agência IPPUR.