Boletim #81
Boletim IPPUR nº 81, de 04 de setembro de 2024
A comissão organizadora da XXIX Semana IPPUR celebra os 29 anos ininterruptos de realização do evento, que neste ano ocorrerá no Edifício Jorge Machado Moreira, de 7 a 11 de outubro, na Cidade Universitária da UFRJ. O tema central desta edição aborda os desafios ao planejamento urbano e regional e à gestão pública no contexto do capitalismo de desastres, em que as contradições e disparidades socioeconômicas já conhecidas são acirradas pelos eventos climáticos extremos e os processos de gestão de crises em um contexto neoliberal. Os debates giram em torno de 11 eixos temáticos. Confira as informações completas!
O horizonte neoliberal das ferrovias brasileiras
Jéssica Rossone, doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, discute o processo de neoliberalização do setor ferroviário e seus impactos regionais. Ao abordar historicamente as relações presentes na implementação e gestão das ferrovias no Brasil desde seu início, no século XIX, até os dias atuais, a autora mostra uma crescente desregulamentação e privatização do setor em função do escoamento de mercadorias do mercado de commodities, refletindo em um condicionamento dos territórios à lógica empresarial da iniciativa privada e intensificando disparidades socioeconômicas.
Grupo de pesquisa Rastro (IPPUR UFRJ) lança site com conteúdos sobre suas atividades e produções
O Grupo Rastro, núcleo de ensino, pesquisa e extensão fundado neste ano e vinculado ao LabEspaço, do IPPUR, acaba de lançar seu site enquanto parte integrante de uma estratégia de divulgação científica. O grupo busca investigar os aspectos sociais relacionados ao uso da tecnologia nos territórios e o site disponibiliza uma biblioteca com o acervo de publicações, participações em eventos e outras informações sobre o grupo. Confira!
Rio de Janeiro: a capital do G20 e a interação cidadã com o meio ambiente – os Oceanos
Mateus Cohen, extensionista do projeto “Encontros internacionais ‘O brasileiro entre os outros hispanos’: afinidades, contrastes e possíveis futuros nas suas inter-relações”, coordenado pela professora Renata Bastos, escreve sobre as atividades realizadas na última roda de conversa do módulo deste ano. O encontro, que aconteceu no dia 20 de julho, na Nave do Conhecimento, em Irajá, debateu a construção de uma relação cultural sustentável entre os cidadãos e o meio ambiente no contexto do Rio de Janeiro enquanto capital do G20, a partir de uma perspectiva socioeconômica, e teve como conclusão a construção de propostas e recomendações para a conferência. Confira o relato completo.
Como atividade de encerramento da disciplina de Regularização Fundiária, ministrada pelo professor Alex Magalhães no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR, foi realizado um seminário para a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos/as discentes. Contando com a participação de convidados/as externos, o Seminário debateu desafios e experiências de regularização fundiária, combinando discussões teóricas e conceituais com análises aplicadas a partir de casos concretos. Confira o relato dos/as discentes da turma.
O projeto de pesquisa Tecnologia e Inteligência Urbana para o Direito à Cidade, coordenado pela professora Lalita Kraus e vinculado ao Lab Espaço (IPPUR), busca analisar as questões relacionadas ao uso da tecnologia e automação na gestão do espaço urbano. No podcast, a professora afirma que a cidade não pode ser pensada apenas como um artefato tecnológico, destacando a necessidade de considerar os efeitos negativos em detrimento da neutralidade e determinismo tecnológico com os quais gestores e empresas de tecnologia têm abordado o tema. Ela mostra que os problemas sociais e políticos das cidades não são problemas técnicos, apesar de ser possível, através de um viés crítico e alinhado a medidas de redução de desigualdades, utilizar a tecnologia para promoção do direito à cidade.
Nos meses de julho e agosto, a coluna Observatório das Metrópoles nas Eleições do Rio, da Rede Observatório das Metrópoles, publicou cinco textos no Jornal Brasil de Fato relacionados a temas atuais da gestão pública e planejamento urbano, como a crise climática, mobilidade urbana, habitação e outros. Confira as matérias publicadas!
Texto do professor Henri Acselrad no Le monde diplomatique sobre crise climática
Em Clima e Capital, o professor Henri Acselrad aborda a relação entre as desigualdades de raça e classe e os reflexos da crise climática. Segundo ele, além de os mais pobres sofrerem mais com as catástrofes, as elites seguem uma concepção de que os males atingirão apenas os mais despossuídos, em uma “irresponsabilidade organizada” que os permite um distanciamento das consequências ecológicas das ações pautadas pelos ideais capitalistas de consumo e degradação ambiental. Ideais que, inclusive, têm sistematicamente capturado narrativas e argumentos ecológicos que reforçam os modelos vigentes de produção das forças hegemônicas.
Professor Renato Emerson participa do podcast Urbanidades sobre Cidades Africanas
No episódio 114 do podcast Urbanidades, que inaugura a série “Diásporas Africanas nas Cidades Brasileiras”, discutindo as publicações do Dossiê: Cidades Africanas, o professor do IPPUR Renato Emerson foi um dos convidados para debater os legados de matrizes africanas na produção dos espaços brasileiros. O episódio debate questões relacionadas à inclusão de pautas étnico-raciais nos ambientes acadêmicos e de formação profissional nas áreas de geografia, arquitetura e urbanismo, discutindo as experiências vividas em diferentes instituições e os horizontes possíveis para a inserção e o aprofundamento do debate racial no ambiente acadêmico.
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira / Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho / Editora-responsável: Mariana Guimarães de Carvalho / Assistente editorial: Luís Felipe de Assis do Nascimento / Apoio: Equipe Agência IPPUR.