Boletim nº 5
O Boletim IPPUR nº 5 divulga o livro “Cartografias do Conflito: Rio de Janeiro”, produzido pelo Laboratório ETTERN/IPPUR/UFRJ e GPDU/UFF. Ainda, a edição traz outros livros, artigos e seminários.
Cartografias do Conflito: Rio de Janeiro
O IPPUR divulga o lançamento do livro “Cartografias do Conflito: Rio de Janeiro”, lançado no dia 26 de outubro durante o evento “Porto Maravilha 10 anos: presente, passado e futuro da zona portuária”. A publicação, que conta com textos de pesquisadores do ETTERN/UFRJ e GPDU/UFF, apresenta por meio das cartografias os agentes e os processos que definiram e materializaram o excludente projeto de cidade concretizado na Era Olímpica. E, ao mesmo tempo, evidencia como esse processo foi intensamente confrontado por lutadoras e lutadores no Rio de Janeiro.
Qual o papel do chamado “municipalismo” para a organização institucional brasileira? Esse é o eixo condutor da tese do pesquisador Carlos Henrique de Carvalho que tece uma análise histórica da Revista Brasileira dos Municípios. A revista teve papel relevante por funcionar como um indexador referente ao municipalismo, a partir de matérias como Direito, Geografia, História e Planejamento Urbano.
Mudanças produtivas no Brasil no século XXI
Como os investimentos públicos e privados realizados no período de 2003 a 2018 impactaram o território brasileiro, gerando uma nova reconfiguração de forças? O artigo “Mudanças produtivas e econômicas e reconfiguração territorial no Brasil no início do século XXI”, do prof. Carlos Antônio Brandão, publicado na RBEUR/ANPUR, analisa essas transformações recentes.
Seminário Direito e Planejamento Urbano
O Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB) convida para o Seminário de Pesquisa “Direito e Planejamento Urbano”, que acontece no dia 28 de novembro, na Cidade Universitária da UFRJ. O foco do evento é debater e refletir sobre as dimensões jurídicas dos fenômenos urbanos.
Regularização fundiária urbana em assentamentos de baixa renda
Quais os efeitos dos processos de regularização fundiária urbana em áreas de assentamento de baixa renda no Brasil? A pesquisadora Laura Santos Granja buscou responder essa questão a partir da análise de estudos de caso no município de Juiz de Fora (MG). O trabalho aponta as limitações enfrentadas pela Prefeitura, uma vez que o município nem sempre é capaz de arcar com os custos totais do processo.
Quais mudanças foram geradas pelo projeto Porto Maravilha? O livro “10 anos de Porto Maravilha”, organizado por Anne-Marie Broudehoux e Mariana Mendes, faz uma análise das transformações ocorridas durante as obras de revitalização do porto do Rio, das promessas feitas pelo poder público aos impactos gerados e que atingiram a população local.
“Nós precisamos tratar a ciência como a nossa prioridade”
Lançada pela SBPC, estudantes e pesquisadores de todo o País têm mandado vídeos para a campanha “Ciência, pra que ciência?” para mostrar por que suas pesquisas, possibilitadas com financiamento público das agências de fomento nacionais, são importantes para o desenvolvimento e bem estar de toda a população.
Palestra “Lítio, Território, Meio Ambiente e Globalização”
Palestra com o Profº Dr. Miguel Lacabana (Universidad Nacional de Quilmes – UNQ -, Argentina), que estuda Territórios vulneráveis e conflitos socioambientais e Globalização e impactos ambientais do lítio na América do Sul.
III Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (UNICAMP)
O Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação, em sua terceira edição, confirma seu propósito de buscar contribuir para a promoção e sistematização no país do debate sobre a relação entre inovação e território numa perspectiva inter e multidisciplinar.
Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Jornalista responsável: Breno Procópio