Cadernos IPPUR – Biblioteca IPPUR oferece orientações

Boletim nº 75, 30 de novembro de 2023

Contribui com a matéria o discente do GPDES Artur Rocha

A série Biblioteca IPPUR deste mês fala sobre os Cadernos IPPUR com o objetivo de divulgar para pesquisadores/as e estudantes os seus conteúdos sobre Planejamento Urbano e Regional.

A entrevista foi realizada com os/as bibliotecários/as do IPPUR Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva, que trazem explicações e esclarecimentos sobre essas publicações.

Agência IPPUR: Pode falar o que são os Cadernos IPPUR para aqueles que ainda não o conhecem?

Cadernos IPPUR/UFRJ foi um periódico editado e publicado semestralmente, no período de 1986 a 2009, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A revista era coordenada por uma Comissão Editorial, composta por professores do IPPUR tendo à frente um editor responsável pela política editorial e contava com a assessoria técnica da bibliotecária-chefe do IPPUR, e como assistente editorial uma graduanda da área de biblioteconomia, nos fascículos de 2007 à 2009.

Agência IPPUR: Quais os objetivos dessa publicação e qual a sua importância para o campo?

Embora não seja mais publicado, seus artigos têm como foco o público acadêmico de diferentes disciplinas científicas, formado por professores, pesquisadores e estudantes, interessados na compreensão dos processos, escalas, atores e práticas envolvidos com a intervenção pública nas dimensões espaciais, territoriais e ambientais da existência das sociedades, e do desenvolvimento econômico e social. Em particular, atende também à necessidade de informação e formação de técnicos e profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional e áreas afins.

Agência IPPUR: Quais tipos de conteúdo interessantes para estudantes e pesquisadores são encontrados nos cadernos?

Artigos, dossiês e relatos de experiências de docentes, pesquisadores e discentes da Comunidade Acadêmica da UFRJ, bem como de outras instituições.

Agência IPPUR: De qual forma é possível que o público possa acessar esse material?

No momento, os fascículos dos Cadernos IPPUR estão passando por uma reestruturação para que se adequem às políticas de disponibilização no repositório de periódicos da UFRJ. Tão logo estejam de acordo com estas políticas, será possível o acesso aos artigos, em forma integral.