DIVULGA IPPUR – Os feminismos como (des)construção dos Direitos Humanos: a importância de filósofas modernas na resistência ao iluminismo misógino

Boletim nº 43 – 24 de fevereiro de 2021

 

Os feminismos como (des)construção dos direitos humanos: a importância de filósofas modernas na resistência ao iluminismo misógino”, elaborado por Maria Walquíria Cabral (IPPUR/UFRJ) e Luísa Macedo (UFMG), publicado na Revista Fronteiras e Debates.

O argumento central dá-se a respeito da participação feminina do pensamento moderno durante a era do iluminismo, apresentando a trajetória de duas mulheres: Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft. Ambas são escritoras contemporâneas, apesar da distância geográfica, e foram importantes para a desconstrução feminista do discurso patriarcal intrínseco ao pensamento iluminista, na época das revoluções burguesas, reforçando a consolidação do nascente Estado de Direito. Diante disto, o artigo mostra o papel das obras das filósofas modernas na afirmação dos feminismos atuais, a despeito de seu caráter liberal, contrapondo-se aos atos e fundamentos misóginos perpetrados pelo Estado de Direito.

 

Para assistir ao vídeo de divulgação, clique aqui.

 

Para acessar ao artigo na íntegra, clique aqui.