EBOOK Avaliação de Instrumentos de Políticas Públicas de Economia Solidária e Agricultura Familiar na Bahia

Boletim n°62, de 15 de junho de 2022.

EBOOK: Avaliação de Instrumentos de Políticas Públicas de Economia Solidária e Agricultura Familiar na Bahia

Fruto do projeto de pesquisa e extensão “Avaliação dos resultados dos instrumentos de políticas públicas de agricultura familiar e economia solidária”, o e-book apresenta os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa, os resultados conquistados e o jogo avaliativo “Mandala de Autoavaliação Reflexiva da Sustentabilidade”, desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA). A pesquisa envolveu projetos implementados em 27 Territórios da Bahia. Foram destacadas cadeias produtivas, majoritariamente rurais, que beneficiam 19 mil famílias.

O projeto surgiu de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com interveniência da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) sob coordenação do Prof. Edgilson Tavares de Araújo (UFRB). A autoria do e-book é coletiva e conta, além do Prof. Araújo, com, Ludmila Meira, Maria Amélia J. Corá, Marcio R. Caetano Lopes, Laerson Morais S. Lopes e Alexandre Américo A. Júnior.

A última parte do e-book se debruça sobre possível síntese avaliativa, apontando, sob as óticas das dimensões propostas, os resultados da pesquisa. Há apelo por

apoio público governamental, para promoção da sustentabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Outro produto do projeto, que assim como o e-book visa divulgar os resultados obtidos, é o filme “Levando a vida”, dirigido por Laís Lima e disponibilizado no YouTube, no link: https://youtu.be/2yU-DxMCkGE

O Ebook é gratuito e disponível aqui.