Educação, Inclusão e Políticas Públicas: 26/07/2021, às 17h

A extensão Rodas de Diálogo, Acesso aos Serviços Públicos e Consolidação da Cidadania promove a conversa sobre Educação, Inclusão e Políticas Públicas.

Data: 26/07/2021

Canal Youtube da Agência IPPUR

A live foi proposta pelos estudantes do GPDES com o intuito de compreender as políticas públicas de acessibilidade para pessoas com deficiência e a sua importância para a consolidação da cidadania. Em nossa primeira atividade sobre o tema, trataremos das políticas de inclusão no ambiente escolar e universitário.
A atividade conta com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), estudantes da UFRJ e extensionistas do Projeto de Extensão da UFRJ TradInter Lab (https://tradinterlabletras.wixsite.com/projeto).
Nossos convidados são o Professor Paulo José Assumpção dos Santos e Claudia Fátima Morais Martins, Diretora Adjunta da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ (DIRAC).
Paulo Assumpção é Professor de História na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias, doutorando do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPeSS). Realiza pesquisas na área de educação de surdos em contextos inclusivos e leciona na Escola Municipal Santa Luzia, no bairro Parque Equitativa, no município de Duque de Caxias/RJ. A Escola, de ensino fundamental, recebe pessoas com deficiências e promove o ensino inclusivo. Paulo compartilha a experiência da Escola Municipal Santa Luzia, a importância da política pública de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares e os desafios para a promoção da educação inclusiva.

A Diretora Adjunta Cláudia Martins  compartilha a experiência sobre a promoção de políticas de acessibilidade no Ensino Superior, a atuação da Dirac e os desafios para tornar a UFRJ uma Universidade inclusiva.

A Diretoria de Acessibilidade da UFRJ é vinculada ao Gabinete da Reitoria e trabalha com a coleta de dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidade para a promoção da acessibilidade. A meta da Dirac é construir a política de acessibilidade da UFRJ.

Comentários de Constância Mateus e Patrícia Hemilly Machado Vaz, graduandas do GPDES.
Constância Mateus é angolana, viveu na Alemanha e hoje reside no Brasil e nos contará a experiência de ser deficiente visual estudante da UFRJ.
Patrícia Hemilly estudou na Escola Municipal Santa Luzia em contexto inclusivo e compartilhará sua experiência.
Mediação: Jonathan Felipe Rolemberg Pereira, graduando do GPDES.