Emerência do Professor Carlos Bernardo Vainer (IPPUR/UFRJ)

Boletim IPPUR n° 64, de 14 de julho de 2022

No dia 12 de setembro de 2022, às 16h, ocorrerá a cerimônia de entrega do título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro ao economista e sociólogo Carlos Vainer, professor titular aposentado e colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). A emerência ressalta o trabalho, o compromisso e a dedicação de Vainer, cuja trajetória se confunde com o próprio desenvolvimento do campo do Planejamento Urbano e Regional no Brasil.

Pela sua coerência e por seus múltiplos compromissos e engajamentos, a ética insurgente de Carlos Vainer constitui um patrimônio do IPPUR e da UFRJ, um exemplo e inspiração para nossos estudantes e para a nova geração de docentes que dá continuidade ao trabalho a que ele tem dedicado sua vida.

Confira aqui o artigo “Carlos Vainer: compromisso acadêmico e ética insurgente”, publicado na Revista Versus e assinado pelos professores e colegas Luis Régis Coli e Soraya Silveira Simões, de agosto de 2021.