IPPUR no Festival do Conhecimento

Boletim nº 33 – 19 de agosto de 2020

Depoimento de Thiago Ferreira¹

O Festival do Conhecimento da UFRJ foi uma fenomenal oportunidade de democratização da publicação e acesso ao conhecimento científico. Em tempos de fake news, pós verdade, crise econômica e de saúde, é um alento e verdadeira satisfação poder participar desta iniciativa tão importante, como estudante doutorando do IPPUR/UFRJ e como cidadão que acredita na educação crítica como forma de emancipação, redução das desigualdades sociais e empoderamento dos povos em relação ao processo decisório quanto aos rumos de suas vidas.

Participei em duas oportunidades, uma atividade gravada oriunda do 1º Debate IPPUR intitulada “Mineração e territórios em tempos de covid-19” com a pesquisadora Francine Damasceno (IPPUR/UFRJ) e o painel temático ao vivo “O papel transformador das tecnologias sociais” com os colegas Leonardo Mangia (COPPE/UFRJ) e Delano Aguiar (University College London – UCL). Em ambas as ocasiões o debate e a participação foram muito satisfatórios, tendo ocorrido trocas relevantes com outras redes, acadêmicas e não acadêmicas, permitindo assim novos olhares sobre nossos estudos e uma “quebra dos muros” da universidade, indo além de suas fronteiras. Neste sentido, convém registrar que dos mais de 27 mil participantes inscritos no evento como ouvintes, cerca de 56% não eram da UFRJ.

O festival significou uma quebra de hierarquias e protocolos, de forma que as propostas de participação eram de diversas áreas do conhecimento, de todas as origens (docentes, estudantes de graduação e de pós, técnicos da UFRJ e equipe terceirizada, além de pesquisadores e personalidades convidadas, artistas incluídos) de forma a permitir um debate multidisciplinar e de diversos “lugares de fala” sobre temas de interesse público. Espaço para encontros e reencontros, conexões e uma série de novas oportunidades de pesquisa e atuação social relevante. Mais que um evento fechado em si mesmo, entendo o Festival como um grande catalisador de novas pesquisas, negócios e até mesmo planejamento e posterior proposição de políticas públicas que decerto terão contribuição decisiva para a sociedade, trazendo à tona (se alguém ainda tem dúvidas) a importância do ensino superior gratuito de qualidade para o crescimento, desenvolvimento e autonomia de uma nação.

Para ver todas as participações do IPPUR no Festival do Conhecimento, acesse a Playlist no Canal da Agência IPPUR.

Todas as atividades propostas podem ser conferidas aqui.

¹Doutorando do IPPUR.