Nota Clacso – Brasil sobre o fechamento dos programas na Unisinos

Boletim nº 65, 02 de agosto de 2022

O Comitê Diretivo – Brasil, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) lançou uma nota de repúdio relativa ao fechamento massivo dde programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a área de Humanidades, anunciado pela Universidade do Vale do Rio Sinos – Unisinos. 

Reportamos aqui a nota:

“Com preocupação e apreensão, o Comitê Diretivo – Brasil, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), recebeu a notícia do fechamento massivo de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a área de Humanidades, anunciado pela Universidade do Vale do Rio Sinos – Unisinos.

É de conhecimento nacional a solidez científica da Unisinos, notadamente de seus programas de pós-graduação, alguns com mais de 30 anos de existência, que possuem tradição na formação de pesquisadores e com uma qualidade reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em um momento em que o CLACSO fomenta, no âmbito do Foro Latino-Americano sobre Avaliação Científica (FOLEC), o diálogo regional acerca das políticas e práticas de avaliação científica de nossas universidades, em um horizonte de fortalecimento da nossa produção científica e intelectual, com compromisso ético e social, é imperativo manifestar nosso repúdio a essa decisão unilateral, que ocasionará não só um impacto direto para docentes, discentes, funcionários, pesquisadoras e pesquisadores vinculados aos PPGs afetados. Essa descontinuidade afeta o conjunto da produção do conhecimento desenvolvida no Brasil, ao abrir precedentes para o fechamento de outros Programas, sob a alegação de redução dos recursos públicos ou reestruturação financeira das Instituições de Ensino Superior.

É fundamental reafirmarmos, junto à comunidade científica e a sociedade, a defesa do papel da Universidade na produção do conhecimento e seu compromisso social, ao tempo que conclamamos a comunidade científica que compõe este Conselho a mantermos a luta pela valorização da ciência, o reconhecimento da função social das universidades e contra a atenuação da precarização laboral no âmbito da docência e da produção científica.

Registramos nossa solidariedade com a comunidade acadêmica e funcionários dos programas de pós-graduação afetados pela decisão da Unisinos.”

 

22 de julho de 2022.

Comitê Diretivo – Brasil

Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais – CLACSO