Participação do IPPUR no Festival do Conhecimento da UFRJ

Boletim nº 29 – 16 de julho de 2020

Em um momento de incertezas, em que o mundo e o Brasil enfrentam uma pandemia que se reflete em todas as dimensões de nossas vidas, convidamos a comunidade acadêmica para refletir e agir no presente urgente, mas também para construirmos juntos mundos pós-pandemia.

Em 2020, a UFRJ celebra 100 anos e quis a história que estivéssemos no front, combatendo uma crise na saúde de dimensões globais.

Essa é a universidade viva em que acreditamos com uma inteligência coletiva e solidária, construindo bem comum. O Festival do Conhecimento faz parte dessa trajetória.

Para ter acesso à mais informações e à programação completa do Festival na íntegra, clique aqui.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional participará do evento através da realização de diversas atividades ao vivo e gravadas. A copiosa participação do corpo docente e discente do IPPUR mostra que a nossa universidade está viva, se mobilizando. Abaixo, segue a descrição das atividades que contarão com a participação do IPPUR.

Templates das Atividades

ATIVIDADES AO VIVO:

DIA 15/07 (QUARTA-FEIRA)

– 14:30 às 16:30

MESA 3: Impactos sociais das mudanças no marco regulatório do saneamento básico e privatização da CEDAE.

DIA 16/07 (QUINTA-FEIRA)

– 09h às 11h

MESA 1: A educação básica e o ensino remoto, mais um dos desafios para a gestão escolar.

-14:30 às 16:30

MESA 3: A Gripe Espanhola: Encontros internacionais ‘o brasileiro entre os outros hispanos’: afinidades, contrastes e possíveis futuros nas suas inter-relações.

-17h às 19h

MESA 4: A Cidade e o Silício: Transversais entre o Digital e o Urbano.

DIA 17/07 (SEXTA-FEIRA)

– 09h às 11h

MESA 1: Desembranquecendo o ensino: diálogos entre raça, educação e arquitetura.

– 17h às 19h

MESA 4: Cartografias Jurídicas: debatendo o mapeamento jurídico-espacial de conflitos fundiários urbanos no Rio de Janeiro.

DIA 20/07 (SEGUNDA-FEIRA)

-11:30 às 13:30

MESA 2: Atualização Profissional de Servidores Públicos na área da Seguridade Social.

– 14:30 às 16:30

MESA 3: Arquitetura e Raça: a produção negra como referencial teórico e prático.

– 17h às 19h

MESA 4: Conversa virtual sobre as histórias do urbano.

DIA 21/07 (TERÇA-FEIRA)

– 11:30 às 13:30

MESA 2: O direito à cidade e a pandemia: dossiê sobre o covid-19 do Observatório das Metrópoles.

DIA 22/07 (QUARTA-FEIRA)

– 11:30 às 13:30

MESA 2: (Re) configurações socioespaciais e organização popular no enfrentamento à pandemia: o caso da Teia de Solidariedade Zona Oeste (Rio).

DIA 23/07 (QUINTA-FEIRA)

– 17h às 19h

MESA 4:A crítica da economia de Keynes na política de Mariátegui.

ATIVIDADES GRAVADAS:

– Vídeo Institucional do IPPUR

– Conheça a Agência IPPUR

– O segredo sobre o gasto público que a pandemia revelou para o mundo

– Mineração e territórios em tempos de Covid-19

– Desinformação, descomunicação e transformação do território

– BNH: Controvérsias de uma política habitacional

– Infraestrutura e Produção Social do Espaço – Debate/Palestra

– Ciclo de Lives Ânima Pública – A Relação entre o Orçamento Público e Pessoal

– Ciclo de Lives Ânima Pública – A dicotomia entre Gestão de Cultura e Cultura Popular

– Ciclo de Lives Ânima Pública – A Gestão Pública das Crises

CONHECENDO A UFRJ: